‘Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro’ – Dia Mundial da Poupança

‘Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro’ – Dia Mundial da Poupança

‘Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro’ foi o mote da iniciativa que levou cerca de 50 estudantes e docentes, da ESTG e da ESTM, a 17 escolas do ensino básico e secundário dos distritos de Leiria, Santarém e Castelo Branco, para dinamizarem palestras de literacia financeira, com foco no tema da poupança. A atividade realiza-se esta sexta-feira, 31 de outubro, para assinalar o Dia Mundial da Poupança, tendo chegado a cerca de 3.600 alunos dos concelhos de Leiria, Alcobaça, Pombal, Marinha Grande, Peniche, Porto de Mós, Ourém e Covilhã.

Apoiar os mais novos a saber gerir dinheiro, compreender decisões económicas e fazer escolhas conscientes, com o olhar no futuro, foram os principais objetivos da iniciativa.

“A literacia financeira é uma competência essencial para a vida, mas que continua a ser pouco trabalhada nas escolas. Com esta iniciativa, aproximamos o Politécnico de Leiria da comunidade educativa e contribuímos para formar cidadãos mais informados, responsáveis e conscientes das suas escolhas. Falar de poupança é falar de futuro, e quanto mais cedo começarmos a sensibilizar os jovens para esta realidade, mais preparados estarão para tomar decisões equilibradas e sustentáveis ao longo da vida”, afirma Lígia Febra, coordenadora do Departamento de Gestão e Economia da ESTG.

A atividade foi promovida no âmbito de uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, em parceria com o Banco de Portugal, Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões, que desafiou as instituições de ensino superior a juntarem estudantes e docentes, de áreas como a economia, gestão, finanças, contabilidade e cidadania, para promoverem o tema da poupança no ensino básico e secundário.

“Juntos, podemos fazer a diferença na construção de uma sociedade mais informada, consciente e financeiramente responsável. Esta iniciativa reflete o compromisso do Politécnico de Leiria com a sua missão de promover a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de competências que ligam o ensino superior à comunidade. Quando unimos esforços – professores, estudantes, escolas e instituições – geramos um impacto real e duradouro na forma como as novas gerações pensam e agem em relação ao futuro”, acrescenta Lígia Febra.

Foto: direitos reservados