Equipa ProBots@IPLeiria
Estudantes vencem Festival Nacional de Robótica 2025
A equipa ProBots@IPLeiria, da ESTG conquistou o primeiro lugar na prova de Manipuladores Robóticos Industriais, no Festival Nacional de Robótica 2025, realizado entre os dias 4 e 6 de abril, no Funchal, Madeira. No âmbito do festival, uma estudante de doutoramento da instituição foi também distinguida com o Prémio de Melhor Artigo, na 25th IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC2025), realizada nos dias 2 e 3.
A competição de Manipuladores Robóticos Industriais tinha como objetivo o desenvolvimento de uma solução, com recurso a um manipulador robótico, para o embalamento de bananas da Madeira, através de duas provas: uma de simulação, na qual as equipas tinham de resolver o problema e demonstrá-lo em ambiente simulado; e uma em que a resolução do problema era apresentada em ambiente real.
As soluções desenvolvidas pela equipa integraram diversas tecnologias e desenvolvimentos, nomeadamente sistemas de visão computacional 3D, processamento de imagem e visão, inteligência artificial, monitorização de força, desenvolvimento de uma garra e impressão 3D, desenvolvimento de um HMI, e programação e geração de trajetórias de base robótica.
Tendo em conta os prazos da competição, o trabalho de simulação, desenho e implementação da primeira versão da garra, a equipa levou cerca de quatro dias, enquanto que o desenvolvimento com o robô real demorou dois dias para ser concluído.
A equipa, composta por Abel Teixeira, David Pereira e João Fernandes, estudantes do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, e Marcella Cavalcanti, estudante de doutoramento no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU e antiga estudante do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, contou com o apoio do professor Hugo Costelha, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da ESTG.
Ainda no âmbito desta edição do festival, Marcella Cavalcanti viu o seu artigo ‘Trajectory Generation for Robotic Additive Manufacturing: A Comparative Study’ ser distinguido com o Prémio de Melhor Artigo, na ICARSC2025. Desenvolvido no âmbito do projeto INOV.AM, o artigo foi orientado pelos professores Hugo Costelha e Carlos Neves, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e do Departamento de Engenharia Mecânica, da ESTG, respetivamente.
Este foi o segundo ano consecutivo que a ESTG esteve em destaque no Festival Nacional de Robótica, já que a equipa ProBots@IPLeiria conquistou também o primeiro lugar na prova de Manipuladores Robóticos na edição de 2024.
O Festival Nacional de Robótica 2025 foi promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira, com a colaboração da Escola Secundária de Francisco Franco, e pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), contando com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e com o apoio logístico do Governo Regional da Madeira.
Por sua vez, a IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions tratou-se de um evento científico internacional do setor da Robótica Móvel, promovido pela Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade da Madeira e pela Sociedade Portuguesa de Robótica, com o apoio da Secretaria Regional da Educação Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira.
