Prémio visa homenagear os melhores estudantes de mestrado e licenciatura nas áreas de TICE e STEM

Diplomado do mestrado em Engenharia Informática-Computação Móvel distinguido com o prémio “Reconhecimento Alcino Lavrador”

Samuel Carreira, antigo estudante do mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, da ESTG foi distinguido com o prémio ‘Reconhecimento Alcino Lavrador’, atribuído pela Altice Labs, que visa homenagear os melhores estudantes de mestrado e licenciatura nas áreas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM).

“Receber este prémio teve um significado especial e inesperado. Veio relembrar todo o percurso académico que fiz no Politécnico de Leiria, desde a licenciatura até ao mestrado, pelo qual recebi esta distinção. Acredito que o mais importante é nunca estar satisfeito, tanto no percurso académico como na vida em geral, e querer e ambicionar sempre mais. Quando temos instituições e professores que nos permitem explorar, errar e evoluir, já temos metade do caminho feito, mas a outra metade tem de partir de nós. Mais uma vez, obrigado à Altice, ao Politécnico de Leiria e a todos os professores que me acompanharam nesta etapa”, afirma Samuel Carreira.

O antigo estudante terminou o mestrado no ano letivo 2023/2024, com uma média de 19 valores, tendo alcançado 20 valores na tese de mestrado, cujo tema estava relacionado com o DBoidS – Sistema de Gémeos Digitais e Boids para a Prevenção de Fogos, um projeto liderado e desenvolvido pelo CIIC – Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Politécnico de Leiria, com o objetivo de prever e prevenir incêndios florestais, mas também detetar e apoiar o combate e o rescaldo aos incêndios florestais, através de uma solução com recurso a tecnologias emergentes.

“Foi um estudante que mostrou muita capacidade, interesse e dedicação tendo trabalhado muito para merecer este prémio. Não só se destacou pelo seu percurso académico e pelo contributo no projeto DBoidS, mas também por ter contribuído ativamente para a publicação de um artigo numa das mais importantes e relevantes revistas científicas na área da tecnologia e informática, um feito que é de louvar e reconhecer”, refere o professor António Pereira, coordenador do projeto DBoidS e orientador da tese de mestrado do estudante, juntamente com os docentes João Ramos, Rolando Miragaia e José Ribeiro.

A atribuição do prémio ‘Reconhecimento Alcino Lavrador’, no valor de 2.500 euros, resulta de um acordo celebrado entre a Altice Labs e algumas universidades e politécnicos portugueses, entre os quais o Politécnico de Leiria. Os critérios de seleção dos estudantes premiados baseiam-se no desempenho académico, sendo considerado em cada instituição o estudante com a melhor média final do curso (desde que igual ou superior a 16 valores), em todos os cursos de mestrado nas áreas das TICE e STEM. 

“Este tipo de prémios representa um estímulo fundamental para o reconhecimento do mérito académico e científico dos nossos estudantes. Para além de valorizarem o esforço, o rigor e a dedicação evidenciados ao longo do percurso formativo, estas distinções reforçam também a ligação estratégica entre o mundo académico e o tecido empresarial, incentivando a inovação e a transferência de conhecimento”, afirma Rafael Caldeirinha, docente da ESTG e responsável pelo acompanhamento do acordo celebrado entre a instituição e a Altice Labs.

Sobre a parceria entre o Politécnico de Leiria e a Altice Labs, Rafael Caldeirinha destaca que a mesma “tem vindo a intensificar-se através de projetos de investigação com elevado impacto”, como o INVISIBLE 5G (2021-2023) e o ALBatroz (2024-2027), e ainda pelo contributo da Altice Labs na criação do 5G OPEN INNOVATION LAB  (desde 2024) na ESTG. “Estes exemplos mostram como a colaboração ativa com a Altice Labs cria oportunidades reais para os nossos estudantes e potencia a inovação no ecossistema tecnológico regional e nacional”, destaca.

Na cerimónia de entrega do prémio, realizada no passado dia 17, em Lisboa, estiveram presentes o estudante Samuel Carreira, os professores Rafael Caldeirinha e António Pereira, da ESTG, e o vice-presidente do IPLeiria, Pedro Assunção.

“Este prémio honra o percurso de um estudante de excelência e reflete, ao mesmo tempo, a qualidade do trabalho desenvolvido no Politécnico de Leiria. É uma distinção que evidencia o impacto da formação que oferecemos, assente na exigência, na inovação e na capacidade de transformar conhecimento em soluções que respondem a desafios reais. Reconhecimentos como este reforçam a nossa missão e motivam-nos a continuar a criar condições para que o talento dos nossos estudantes possa ser amplamente reconhecido ”, salienta Pedro Assunção, vice-presidente do Politécnico de Leiria.