Estágios

O estágio tem por finalidade permitir ao estudante uma primeira inserção em ambiente real de trabalho, em funções relacionadas com a sua área de formação, permitindo ao estagiário aplicar os conhecimentos adquiridos na sua vida académica. Procura-se dar ao estudante a oportunidade de aumentar o seus conhecimentos consolidando-os com exercícios práticos em contexto de trabalho.

Os estágios curriculares e extracurriculares estão regulamentados através de legislação específica onde constam as regras para os cursos de licenciatura.

A ESTG disponibiliza aos seus estudantes 3 formas de estágio:

  • Curriculares
  • Extracurriculares em período letivo
  • Extracurriculares de Verão

 

Para mais informações contacte o Gabinete de Estágios e Acompanhamento Profissional.

Regulamento de Estágios
Guia do estudante

Estágios Curriculares

A frequência do Estágio pressupõe que o estudante esteja inscrito na unidade curricular estágio, de acordo o Regulamento Geral de Formação Graduada e Pós – Graduada do Instituto Politécnico de Leiria (RGFGPGIPL). Os estudantes que não possam realizar o estágio na época normal deverão requerer autorização à Direção para o realizar na época de recurso.

 

Duração dos estágios curriculares

  • Curso de Administração Pública – 324 horas
  • Curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde – 12 semanas
  • Curso de Informática para a Saúde – 12 semanas

 

Épocas de estágio

  • Época normal:

Inicia-se em maio, após a conclusão da parte letiva do segundo semestre que é lecionada em regime intensivo.

 

  • Época de Recurso:

Por regra, a época de recurso inicia-se em Setembr para todos os cursos, sendo que, a realização do estágio nesta época depende de prévia autorização da Direção. O estágio realizado em época de recurso tem a duração definida para a época normal.

 

Pré-inscrições e inscrições definitivas

Sem prejuízo da inscrição no início do ano letivo e das necessárias pré-inscrições e inscrições definitivas em estágio junto dos Professores Coordenadores de curso respectivos em datas por estes definidas e divulgadas é obrigatória a entrega da confirmação de inscrição em estágio nos Serviços Académicos.

A entrega do requerimento de inscrição em estágio tem de ser efetuada antes do início do estágio, e para o efeito o aluno deverá preencher o documento “modelo IPLEIRIA – SA 11/V.1.1” onde consta: Nome/Designação completa da Entidade de Estágio, o nome completo do Supervisor da Entidade de Estágio, o nome completo do Professor Supervisor da Escola e a data de início e de terminus do estágio.

Estágios extracurriculares de verão

Podem candidatar-se a estágio os estudantes que se encontrem a frequentar os cursos de licenciatura em funcionamento na Escola [artigo 18.º, n.º 1 Reg. Estágios] tendo, a mesma, que ser realizada até ao final do mês de Maio.

A seriação dos candidatos [artigo 20.º, n.º 1 Reg. Estágios] é feita em obediência aos seguintes critérios, com a seguinte precedência:

  • Não ter realizado estágio extracurricular;
  • Maior número de unidades curriculares realizadas;
  • Melhor média das classificações obtidas nas unidades curriculares realizadas;
  • Maior idade.

As candidaturas aos estágios extracurriculares de verão decorrem durante o mês de maio através de inscrição via email.

Estágios extracurriculares em período letivo

A candidatura a estágio pressupões que o estudantes tenha concluído curso de licenciatura, há menos de 6 meses, cujo plano de estudos não contemple a unidade curricular estágio [artigo 18.º, n.º 1 Reg. Estágios], e que não tenham realizado já um outro estágio extracurricular [artigo 18.º, n.º 4 Reg. Estágios]. Em situações excecionais, e mediante parecer favorável do órgão de natureza executiva da Escola, podem ser admitidas candidaturas de licenciados, pela Escola, que não cumpram o requisito de tempo acima enunciado [artigo 18.º, n.º 2 Reg. Estágios].

A candidatura a estágio decorre em dois momentos:

  • Para os que têm lugar no semestre de outono: até ao final do mês de Julho do ano lectivo anterior
  • Para os que têm lugar no semestre de primavera: até ao final de Dezembro do ano lectivo respectivo [artigo 19.º, n.º 1 Reg. Estágios]

Os estágios extracurriculares em período lectivo têm a duração máxima de 3 meses de acordo com a legislação atualmente em vigor (Decreto Lei n.º66/2011).

Dossier técnico-pedagógico

  Ficheiros
À data de início do Estágio…

Confirmação da inscrição em estágio (entregar nos serviços académicos)

Caraterização da entidade de estágio e do supervisor por ela designado

Plano de Estágio (anexo I do protocolo)

Normas de elaboração do relatório (Documento nº 1)

Parâmetros de avaliação (Documento nº 2)

Protocolo (minuta não editável)

No Final Estágio…

Controlo de Assiduidade Mensal

Relatório de visitas de acompanhamento ou sessões de trabalho (Supervisor da escola)

Questionário de avaliação (Estudante)

Ficha de avaliação do estudante (Supervisor da entidade de estágio)

Ficha de avaliação do estudante (Supervisor da escola)

Relatório de Estágio – Normas para elaboração

Relatório de Estágio – Capa modelo

Outros…

Registo de Ocorrências

Estágios com dispensa da parte prática…

Ficha de avaliação do estudante (Entidade Patronal)

Ficha de avaliação do estudante (Docente Avaliador)

Estágios IASTE

IAESTE é uma organização internacional com mais de 80 países-membros em 5 continentes, que promove o intercâmbio de estudantes universitários entre os países-membros, proporcionando uma experiência de trabalho na indústria, instituições de pesquisa e outras entidades empregadoras.A IAESTE é constituída por Comissões Nacionais, onde se encontram devidamente representados os interesses do mundo académico, dos estudantes e da indústria, os quais são responsáveis pela organização dos programas de intercâmbio no respectivo país.

Objectivos…
Facultar aos estudantes do ensino superior experiência técnica, relacionada com a sua área de estudos, num país estrangeiro, e promover o espírito de cooperação e de solidariedade entre os estudantes de todas as nações, fomentando a inserção no mercado de trabalho dos futuros licenciados.

Quem pode participar?
Estudantes do ensino superior de uma das seguintes áreas: todos os ramos da Engenharia, vários ramos das Ciências Exactas e Naturais, tais como a Matemática, Física, Química, Geofísica, Geologia e Biologia, bem como outros domínios tais como a Arquitectura, Agronomia, Farmácia e Ciências Veterinárias entre outras.

Como funciona?
Os períodos de estágio nas empresas estão organizados de forma a que se possa realizá-los nas férias prolongadas do estudante, sendo a sua duração mínima um mês, embora se considere desaconselhável um período inferior a 6 semanas. Em casos excepcionais os estágios podem prolongar-se até 18 meses.Com base nas listagens anuais de estágios disponíveis, e num critério em que intervém a classificação, o ano e o número de estágios realizados no estrangeiro, bem como o conhecimento de línguas, é feita uma atribuição tão justa quanto possível aos estudantes inscritos.

Candidaturas…
Em regra estão abertas inscrições durante o mês de Novembro do ano anterior à realização do estágio pretendido.

Para mais informações consulte o portal: www.iaeste.pt

 

Secretariado Nacional

Instituto Superior Técnico
Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional, Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa, Portugal

Secretária Nacional

Dra. Sílvia Santos
Tel.: 218 419 545 | Fax: 218 419 280
E-mail: silvia.santos@ist.utl.pt

 

Coordenador de Mobilidade

Dr. Miguel Silveiro
Tel.: 218 417 554
E-mail: iaeste@ist.utl.pt

 

Staff

Dra. Ágata Nicolau
Tel.: 218 417 362
E-mail: iaeste@ist.utl.pt

 

Estágios na União Europeia

A União Europeia (UE) oferece uma grande variedade de oportunidades de trabalho num ambiente multicultural e multilingue. O Serviço Europeu de Selecção de Pessoal (EPSO) é responsável pela selecção do pessoal, que é feita principalmente através de concursos gerais. As instituições e órgãos da UE também aceitam estagiários.

Informe-se aqui sobre as possibilidades existentes.

Estágios nas várias instituições e órgãos da UE: