Bruno Lopes e Silva, docente do Instituto Politécnico de Leiria, foi distinguido com o Prémio Jovem Engenheiro, na primeira edição dos Prémios Nacionais da Ordem dos Engenheiros (PNOE), que visa reconhecer publicamente engenheiros de excelência e o ensino desta área de conhecimento, promovendo o papel da Engenharia na sociedade, no seu progresso e bem-estar, além de aumentar a notoriedade externa da profissão. O prémio foi entregue no dia 12 de setembro, numa cerimónia realizada no Casino Estoril.
Formado em Engenharia Eletrotécnica na ESTG, Bruno Lopes e Silva trabalha atualmente numa empresa de tecnologia em Lisboa, é professor do IPLeiria e está a concluir um doutoramento na Universidade da Catalunha, em Espanha, sobre Inteligência Artificial aplicada a processos produtivos na indústria.
O Prémio Jovem Engenheiro destinava-se a engenheiros até aos 35 anos de idade, que se tenham distinguido pela capacidade criativa, inovação ou empreendedorismo que imprimem à sua atividade profissional.
Trata-se de um prémio que não é aberto a candidaturas espontâneas, sendo o vencedor proposto pelo Júri dos Prémios, mediante nomeação por parte do Grupo de Jovens Engenheiros, criado no âmbito da Ordem.
Os PNOE estão divididos em várias categorias e destinam-se ao reconhecimento dos membros da Ordem dos Engenheiros que, de forma individual, se tenham destacado no panorama nacional e/ou internacional e que, pela sua atividade no domínio da Engenharia, tenham contribuído para a valorização da profissão de Engenheiro.