ESAD.CR

Seminários Abertos Mestrado DGM «A Estética dos Dados»

23/05/2019 | 15:00 | sala polivalente da biblioteca

Catarina Maçãs, Mariana Seiça & Pedro Martins

Catarina Maçãs, Mariana Seiça & Pedro Martins vêm apresentar-nos seus trabalhos efetuados no Laboratório de Design Computacional e Visualização e outras criações resultantes do seu percurso. O CDV LAB é um laboratório de investigação do Grupo do Cognitive and Media Systems Group (CMS) / Centre of Informatics and Systems of the University of Coimbra (CISUC). Criado em 2013 o centro de investigação aproxima as áreas do Design, Arte, Música, Computação, Matemática e Biologia, em diversos patamares de investigação e criação.  https://cdv.dei.uc.pt/

Catarina Maçãs concluiu o Mestrado em Design e Multimédia na Universidade de Coimbra (UC) em 2013 e está actualmente inscrita no Plano Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação da UC. É assistente convidada no Mestrado em Design e Multimédia da UC, e investigadora no Laboratório de Design Computacional e Visualização (CDV Lab.), onde trabalha maioritariamente na área de Visualização de Informação. Em particular, o seu trabalho desenvolve-se à volta da representação visual de dados temporais e na sinergia entre funcionalidade e estética. Tem especial interesse pelas áreas de Visualização de Informação, Design gráfico, Tipografia e Arte Computacional.

Mariana Seiça é designer e doutoranda no Programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação na Universidade de Coimbra. A sua investigação foca-se no uso do som como ferramenta de comunicação, tema que se aventura também em expandir em aplicações artísticas fora do âmbito académico. Procura, assim, incorporar o seu entusiasmo por formas musicais, viajando entre o Design de Som, Interacção Humano-Computador, Sonificação e a Música Computacional.

Pedro Martins é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). Nos últimos anos tem vindo a dedicar parte da sua investigação a áreas como a criatividade computacional, arte computacional e sonificação. Destaca-se o seu interesse pela criação de técnicas de sonificação musical, assim como o estudo de associações entre o som e elementos visuais.