Arquivo

ESAD.CR

Exposição “Semear a Dúvida, Contemplar a Crítica”

Semear a Dúvida, Contemplar a Crítica, exposição dos artistas Ana Rita António e Yaw Tembe, inaugura dia 12 de novembro às 18H no hall do auditório 1 da ESAD.CR, permanecendo até dia 25 novembro. Pode ser visitada das 07H às 00H, encerrando aos fins de semana e feriados. A curadoria e a produção deste evento foram asseguradas pelos alunos dos 3º  e 2º ano da licenciatura em Programação e Produção Cultural, respetivamente. Projeto inserido no âmbito do 3º ciclo do Cubículo.

As obras apresentadas serão “Mantra”, de Ana Rita António, e “My Private Mask Collection”, de Yam Tembe.

Ana Rita António (Leiria, 1980) é uma artista multidisciplinar que vive e trabalha entre Lisboa e Bergen. Após a licenciatura em Artes Plásticas na ESAD.CR, concluiu o mestrado em Bergen na National Academy of Arts.

A sua obra surge como uma fusão entre o design e as artes plásticas. A artista descreve o seu projeto como uma composição de analogias entre o trivial e aleatório. Enunciando, simultaneamente, o ousado e o inesperado com um sentimento de improvisação, autossuficiência e temporalidade, o seu trabalho questiona a coerção que deriva do significado mais profundo e da aparência estética superficial dos contextos, objetos ou imagens contemporâneas.

Yaw Tembe (Suazilândia, 1989) é um artista plástico e músico que vive e trabalha em Lisboa. Completou a licenciatura em Escultura na FBAUP, voltando-se de seguida para o trompete. Entendendo o som como elemento autónomo da música, desenvolve vários projetos no campo da do jazz, do experimental, da música improvisada e eletroacústica, os quais realiza a par de outras iniciativas no contexto das artes plásticas. Tembe, que fundou as Oficinas de Intervenção, em Lisboa, caracteriza a sua obra como frágil e efémera, marcada por processos que cruzam as várias áreas da criação, desde a música, às artes plásticas, passando pela dança. O Cubículo é um projeto criado no âmbito da licenciatura do Programação e Produção Cultural que se propõe programar e produzir eventos culturais das principais áreas disciplinares da ESAD. A programação será enquadrada no fórum Artes e Sustentabilidade, que engloba um espaço de debate, investigação e pesquisa sobre transição e as práticas artísticas contemporâneas que perspetivam de forma crítica as transformações ambientais e sociais que a acompanham. Neste âmbito, a programação será equilibrada entre artistas nacionais e internacionais cujas práticas se desenvolvem em diferentes áreas culturais