Arquivo

ESAD.CR

Encontro com os filmes de Larry Gottheim e com os vídeos de Sérgio Taborda

TRANSMISSÃO EM DIRETO

Facebook https://www.facebook.com/fundacaocaloustegulbenkian/
Youtube https://www.youtube.com/user/FCGulbenkian
Twitter https://twitter.com/FCGulbenkian

Encontro com os filmes de Larry Gottheim e com os vídeos de Sérgio Taborda resulta da sessão-conferência que Taborda programou em 2018, Paisagem enquanto acontecimento. Encontros com os filmes de Larry Gottheim e vídeos de Sérgio Taborda, que teve lugar na Cinemateca Portuguesa no contexto da Conferência Internacional sobre Paisagem e Cinema, organizada pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras e em colaboração com Susana Mouzinho.

Desde essa altura, Gottheim e Taborda mantêm uma correspondência que lhes permitiu uma aproximação entre os seus trabalhos. Sérgio partilhou com Larry certas afinidades que encontrou  entre os seus trabalhos em vídeo e os filmes de Gottheim, especialmente em FOG LINE (1970) e BARN RUSHES (1971), filmes com os quais Sérgio teve contacto a partir do arquivo de filme experimental do Arsenal – Institut for Film and Video Art (Berlim), quando aí era artista-investigador residente. Tendo partilhado com Taborda alguns blocos de escrita do seu livro em curso, nos quais rememora o seu percurso de trabalho, desde o início até ao presente, Larry apontou para as semelhanças entre o seu filme HARMONICA(1971) e o vídeo de Taborda Transfer Drawing with Olga (2016). A presente sessão abarca um período inicial de trabalho de Gottheim, realizado entre 1970 e 1987, com os filmes BLUES (1970) e THE RED THREAD (1987).

A ordem dos filmes aqui apresentados segue de perto o alinhamento do livro de Larry Gottheim e dá especial atenção às afinidades encontradas entre Transfer Drawing with Olga (2016), de Sérgio Taborda, e HARMONICA (1971), de Gottheim. A sessão segue desta forma os gestos e intuições iniciais assumidos por Larry Gottheim em quatro dos seus primeiros filmes, realizados no princípio da década de 1970.

Os acontecimentos que são dados a ver neste núcleo de filmes de Gottheim transformam-se em experiências cinematográficas singulares. A seu modo, Gottheim coloca o espetador numa experiência partilhada de intensa concentração e descoberta, próxima daquela que o realizador teve no ato de os filmar. É essa partilha de concentração, próxima da sua própria experiência do filmar, que se manifesta mais adiante em Sequências 17-18 (2018-2019), de Sérgio Taborda, através do modo como o artista capta os acontecimentos e os encadeia ao longo do vídeo, suscitando mútuas ressonâncias e afinidades com o núcleo inicial de filmes de Gottheim.

 

PROGRAMA

17:00 – Abertura da sessão em streaming com o seguinte alinhamento

«BLUES» de Larry Gottheim, 1970, 8’30’’
«DOORWAY» de Larry Gottheim, 1970, 7’30’’
«HARMONICA» de Larry Gottheim, 1971, 10’
«Transfer Drawing with Olga» de Sérgio Taborda, 2016, 12’
«THOUGHT» de Larry Gottheim, 1971, 7’30’’
«THE RED THREAD» de Larry Gottheim, 1987, 15’30’’
«Sequências 17-18» de Sérgio Taborda, 2018-2019, 57’

19:00 – À conversa com Larry Gottheim e Sérgio Taborda

Moderação de Rita Fabiana