ESAD.CR

Descolonização do Design

Nuno Coelho é Designer de Comunicação e Docente em Design e Multimédia da FCTUC e Investigador Integrado do CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra).

Tem desenvolvido os seus próprios projectos autorais na intersecção entre o Design e a Arte, levantando questões, na sua maioria, sobre temáticas sociais e políticas. Numa outra vertente do seu trabalho, tem explorado questões de identidade e memória através da exploração do imaginário visual de marcas comerciais históricas portuguesas.

Uma conversa decorrerá onde se pretende discutir o papel dos designers enquanto criadores e manipuladores de imagens, implicados no processo de criação de identidades, e do design como produto cultural que projecta muitas vezes um imaginário carregado de representações estigmatizadoras, estereótipos e preconceitos.