ESAD.CR

FIG Bilbao

Ana Rita Manique conquistou prémio na FIG Bilbau com o projeto “Imagined Cities”

Aluna da ESAD.CR, premiada com residência artística no Centro Internacional da Estampa Contemporânea de Betanzos

Ana Rita Manique, mestranda em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, foi uma das premiadas na 8.ª edição do espaço “Cubos das Tentações”, do Festival Internacional de Gravação e Arte sobre Papel de Bilbau (FIG Bilbau), em Espanha, que decorreu entre os dias 25 e 28 de novembro no Palácio Euskalduna de Bilbau. “Imagined Cities” foi o projeto que valeu à estudante a conquista do prémio, que consiste numa residência artística na Fundação CIEC – Centro Internacional da Estampa Contemporânea de Betanzos, na Corunha.

“Imagined Cities” mostra, através da Impressão em Serigrafia, a cartografia de uma cidade imaginada, que ainda não existe. A partir do desenho e da fotografia, as imagens ligam-se a um pensamento multidisciplinar que incide sobre o urbanismo, o design e a arte. Assim, de forma utópica, as impressões procuram ativar uma cidade ainda por criar.

Além de Ana Rita Manique, representaram o Politécnico de Leiria na 8.ª edição do espaço “Cubos das Tentações” a docente Célia Bragança da ESAD.CR e os estudantes Miguel Ferreira, do terceiro ano da licenciatura em Artes Plásticas, Miguel Ângelo Marques, do mestrado em Artes Plásticas, e Sara Pinho da Cruz, mestranda em Artes Plásticas.