ESAD.CR

ENSINO E DESIGN – 9º Encuentro Bienal Iberoamericana de Diseño

Com o objetivo de valorizar os eixos principais deste encontro: Inovação, Sustentabilidade, Criatividade e Design, pretende-se reunir as melhores propostas e experiências de sala de aula como modelo de boas práticas de ensino. A ESAD.CR estará representada em Madrid com projetos de 4 alunos.

www.bid-dimad.org

Vasco Cunha
Moldes têxteis

Construção e aplicação de moldes têxteis na produção de contentores cerâmicos utilitários e decorativos com tecidos têxteis e Porcelana (barbotina).
Projeto desenvolvido na categoria Sustentabilidade nos meios de produção
Desenvolvimento de peças cerâmicas de porcelana através da utilização de restos de têxteis tecidos, conformados por via líquida, em diferentes geometrias, por aplicação de estratégias construtivas aparentemente precárias.
Este projeto visa, essencialmente, a democratização dos processos de produção “technical acess to all”, explorada através de processos profundamente intuitivos e experimentais, e a diminuição da utilização do gesso no processo de conformação cerâmica.

Paula Gibert Roset
A Raia

A fronteira Portugal-Espanha, conhecida pelo epíteto de A Raia (em castelhano: La Raya) é a linha de 1214 km de longitude que divide os territórios da República Portuguesa e do Reino de Espanha. É a fronteira mais antiga da Europa, com alguns limites estabelecidos desde o tempo do Condado Portucalense e do Reino de Leão.
De uma forma mais ampla, A Raia é igualmente o espaço geográfico, de um e de outro lado da fronteira política, em que as populações partilham elementos históricos, linguísticos, culturais e económicos.
O projeto propõe uma investigação desse território e da relação entre Espanha e Portugal a traves do design gráfico.
Ao longo dos 1214km a fronteira hispano-lusa está cheia de pontes. A ponte é um símbolo universal, um símbolo de trânsito, de rito de passagem, de busca, de conexão. Uma ponte leva-nos de uma margem a outra, talvez do conhecido ao desconhecido…

Gonçalo Silva
Do you suck?

28,935 palhinhas foram deitadas fora desde que começou a ler isto. Uma pessoa usa 38,000 palhinhas em média, durante a sua vida. Uma palhinha demora entre 100 a 500 anos para se decompor. O Consumo de palhinhas diário pelo Estados Unidos, é suficiente para dar 2,5 x à Terra. 500 Milhões de palhinhas usados diáriamente pelos Estados Unidos. 36,4 mil milhões de palhinhas usadas anualmente pela União Europeia. • Mil milhões de palhinhas usadas anualmente por Portugal. Dados os factos, falta saber se “Do you Suck?”

Feliciano Costa, Maria Arsénio, Marta Carvalho, Sara Rocha
Ovos Recheados

O exercício propôs a concepção, desenvolvimento e execução à escala real de uma estrutura para preparar, confeccionar e servir uma receita culinária específica. Este grupo de estudantes escolheu Ovos Recheados. A estrutura foi desenhada de forma a otimizar a produção e consumo dessa receita, articulando espaço para operadores (estudantes) e espaço para utilizadores finais (público). As propostas foram executadas em maquetes funcionais à escala real e apresentadas publicamente a toda a comunidade da ESAD.CR no dia 8 de junho de 2021.