Arquivo

ESAD.CR

DESIGN PARA DEBATE – DIY Workshop

TODOS OS MATERIAIS: Design para Debate IV Oficina DIY 30 MAR ESAD.CR . EM FRENTE À OFICINA DE MADEIRAS E SALA 12 . 10h00 OFICINA ABERTA PARA CONSTRUÇÃO DE CLÁSSICOS DE DESIGN DIY. Recolhe os materiais necessários e junta-te a nós para a construção do novo auditório do Seminário Design para Debate. Escolhe o teu modelo e vê as instruções aqui

  1. Em que consiste o projeto Design para Debate?

O presente projeto inscreve-se num trabalho continuado de experimentação na criação de espaços pedagógicos alternativos. Um trabalho que procura, por um lado, desenvolver uma reflexão sobre as práticas projetuais em design, face às exigências de uma sociedade que repensa o próprio papel desta disciplina na sua relação com o mundo; e, por outro, colocar em prática formas distintas de conceber o espaço da sala de aula, encarado aqui como um lugar de debate, com o objetivo de ativar a capacidade da/os aluna/os para tomarem em mãos essa mesma reflexão. Para além da criação de um auditório pensado propositadamente para este fim e que, tendencialmente, ocupa e recupera diferentes espaços do campus menos óbvios, ou mesmo esquecidos, os debates contam com a presença de especialistas na área do design ou afins com quem a/os aluna/os partilham momentos de análise, de pensamento e de aprendizagem de forma horizontal e altamente produtiva.

O tema “Design para Debate” e foca-se, em particular, nas mudanças de pensamento sobre a disciplina do design, questionando as suas implicações no mundo contemporâneo e usando o design e as suas criações como inspiradores de reflexões surgentes. 

O modo como propomos fazê-lo passa por colocar questões e provocar debates sobre a consequência de existirem determinados modos de fazer design e as suas implicações em diferentes contextos.

Cada seminário pretende ser um espaço de encontro, escuta e descoberta da/o convidada/o e do seu trabalho, mas também de projeção dessas contribuições para:

• um debate mais vasto sobre as múltiplas realidades, desafios e potencialidades de um designer industrial nos nossos dias;

• pensar as possibilidades futuras de investigação em design e questionar modelos e realidades de ensino nesta área.

  1. A oficina comunitária visa a construção do novo auditório do Seminário Design para Debate. Têm alguma data prevista para a conclusão deste novo auditório?

A data prevista para terminar o auditório é dia 6/04 e o início de atividades dia 20/04.

  1. Que atividades estão previstas decorrer no auditório?

Decorrerão 5 atividades que consistem em conferências/conversas/encontros com 4 convidados seguidas de um grande debate final da responsabilidade da/os aluna/os:

20/04 | The Home Project
27/04 | Miguel Vieira Baptista

04/05 | Mariana Pestana (a confirmar)* 

11/05 | a confirmar

01/06 | Seminário Final – Design para Debate – Debates apresentados pela/os aluna/os

  1. Que peças de mobiliário poderão ser construídas pelos estudantes?

Tomando como mote de inspiração o projecto “Autoprogettazione” de Enzo Mari e as suas subsequentes atualizações por designers contemporâneos, propõe-se aplicar uma metodologia de aprendizagem no fazer através do envolvimento da/os aluna/os na construção de espaços de encontro pós-covid, recorrendo a materiais de baixo custo. Para o efeito, as/os alunas/os deverão pesquisar, selecionar, planear e construir algumas das peças de mobiliário mais relevantes na História do Design e que tenham sido projetadas em regime “Open Source”. Os projetos a serem construidos podem ser consultados aqui: 

https://myipleiria-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/carla_cardoso_ipleiria_pt/EqlWxeV3j_hPhr__M5EiJAABXLv2A0ZUG0TGNl4KdP8e6w?e=qeNks7

  1. E a que tipo de materiais poderão os estudantes recorrer para construir essas peças?

Foi solicitado aos alunos que recolhessem materiais descartados. Todo o mobiliário é feito em madeira.

  1. Que estudantes estarão envolvidos nesta oficina (cursos, anos)? 

Design Industrial 2º e 3º anos, Design Cerâmica e Vidro 1º ano. A Oficina DIY de dia 30/04 é aberta a toda a escola.

  1. Qual a importância de envolver os estudantes na construção destes espaços de encontro pós-covid?

Pretende-se que este projeto seja um encontro, uma plataforma de partilha de conhecimento e aplicação no espaço da ESAD.CR de um projeto de design de dispositivos inspiradores do conhecimento e da reflexão. Espaços esses que possam refletir também as problemáticas contemporâneas desses encontros, nomeadamente através do estudo das potencialidades da utilização dos espaços exteriores, bem como praticar modos de distanciamento (que experimentámos com o contexto pandémico) sem que essa imposição perturbe a qualidade da troca de conhecimento.

Faz assim parte deste projeto que propomos o conhecer, pensar e construir espaços que se apresentem como alternativas à lógica convencional da sala de aula e que utilizem essa disrupção como elemento activo no tipo de escola que queremos construir num futuro pós-covid. O sucesso e a natureza do encontro proporcionado por este tipo de ocupação e organização dos espaços – que passarão a fazer parte do circuito e vivência dos alunos – demonstrado por inúmeros casos-estudo nacionais e internacionais, leva-nos a considerar este projeto urgente em tempos de reorganização social e humana do espaço pedagógico, com eventuais reverberações na/os aluna/os para pensarem de forma mais alargada os contextos em que habitamos e em que pretendemos vir a habitar.
Este projeto adquire, a nosso ver, uma pertinência reforçada na medida em consideramos ter chegado o momento de refletir sobre o espaço da ESAD.CR num futuro próximo que é, em termos globais, incerto e problemático. Das alterações climáticas, às crises humanitárias e pandémicas, os tempos de incerteza em que vivemos serão inspiração para promover um trabalho que lança o desafio de pensar as formas como habitamos a escola e, simultaneamente, que possam refletir sobre o papel do Design neste contexto.