Arquivo

ESAD.CR

WORKSHOPS À SEXTA

As Oficinas da ESAD.CR apresentam os
WORKSHOPS À SEXTA
De 4 de Fevereiro a 22 de Abril // 14:00 > 17:30

Para celebrar o final do inverno e a chegada da primavera, as oficinas da ESAD.CR vão proporcionar momentos de encontro e trabalho com os estudantes, na forma de workshops. Serão dadas a conhecer técnicas, materiais e máquinas, aprofundando conhecimento e criando entusiasmo e novas possibilidades para os teus próximos projetos .  Esta primeira edição realiza-se entre 4 de fevereiro e 22 de abril, e as vagas são limitadas. Despacha-te!

COSTURA // 4 de FEVEREIRO // LABORATÓRIO COMUM DE EXPERIMENTAÇÃO E DIÁLOGO // S.12 EP1
Neste workshop de costura os participantes poderão aprender o passo a passo de como costurar um saco de pano básico tiracolo.
Serão disponibilizados a ficha técnica, o pano cru e as linhas. 
Cada participante terá a oportunidade de costurar e adquirir o seu próprio saco.

QUINADEIRA // 11 de FEVEREIRO // OFICINA DE METAIS // S.16 EP1
No workshop de quinagem os participantes irão cortar, experimentar e transformar chapa de metal através deste processo de conformação.

PINHOLE // 11 de FEVEREIRO // OFICINA DE AUDIOVISUAIS E FOTOGRAFIA // S.21 EP1
O workshop de fotografia “pinhole” pretende dar a conhecer um processo fotográfico analógico e rudimentar, que permite fazer fotografias a preto e branco com uma caixa de sapatos.

IMPRESSÃO LINÓLEO //18 de FEVEREIRO // OFICINA DE GRAVURA // S.5 EP1
O workshop de Impressão a Linóleo propõe-se munir os participantes dos conhecimentos práticos necessários para Impressão em Linóleo a uma só cor.
Serão apresentadas ferramentas e equipamentos essenciais para uma manipulação segura durante o corte e será ensinada a técnica de redução da matriz e cuidados a ter com a impressão final e com a matriz em linóleo.
O Workshop finalizará com um pequeno exercício compositivo entre a mancha preta e a linha a branco, onde o participante poderá explorar várias composições com a mesma matriz em linóleo.

EDIÇÃO MULTICAMERA // 18 de FEVEREIRO // OFICINA DE AUDIOVISUAIS E FOTOGRAFIA // S.21 EP1
O workshop de edição multicamara pretende demonstrar a importância da organização de um projeto, sincronização dos vários média (áudio e vídeo), aproximação de edição por Proxy e a realização não linear de um projeto multicamara em ambiente Adobe Premiere Pro. 

FUSING // 25 de FEVEREIRO // OFICINA DE CERÂMICA E VIDRO // S.11 EP1
Realização de exercícios simples de fusão de vidro, percebendo alguns exemplos de conceber composições, integrando as seguintes ações: Fusão de vidros; Aplicação de outros matérias no processo de fusão.

ILUMINAÇÃO DE CENA // 4 de MARÇO // OFICINA DE TEATRO // S.16 EP1
Este workshop pretende dar a conhecer a iluminação de cena desde aquilo que é um espaço de representação teatral aos equipamentos que o constituem. Serão visitados vários equipamentos de iluminação de cena suas características e utilização.

IMPRESSÃO COM RELEVO // 11 de MARÇO // OFICINA DE GRAVURA S.5 EP1
O workshop de Impressão com relevo propõe-se munir os participantes com conhecimentos introdutórios com várias hipóteses técnicas fundamentais da impressão em relevo com diferentes materiais.
Serão ensinadas técnicas de matriz única e técnicas de recorte e encaixe com materiais sustentáveis como cartão e cordão para uma obra ecológica.
O workshop finalizará com um pequeno exercício compositivo entre o relevo da matriz em contacto com o papel, onde o participante poderá explorar varias composições com texturas.

PRODUÇÃO MUSICAL // 11 de MARÇO // OFICINA DE AUDIOVISUAIS E FOTOGRAFIA // S.21 EP1
Workshop acerca de história, estética, recursos organológicos e científicos, técnicas de produção em homestudio e em estúdio comercial de rock e metal.
Irão ser desenvolvidos conceitos de criação, captação, mistura, masterização e novas tecnologias da música com exemplos práticos e teóricos.

OLARIA I // 18 de MARÇO // OFICINA DE CERAMICA E VIDRO // S.11 EP1
Experimentação da técnica de olaria, desde a preparação do barro até à finalização da peça, integrando as seguintes ações: Amassar; Centrar; Conformar; Acabar.

ESTAMPAGEM // 18 de MARÇO // OFICINA DIGITAL // S.46 EP1
O workshop de Estampagem propõe-se munir os participantes dos conhecimentos básicos do processo de Estampagem desde a criação de ficheiros ao produto final. Serão ensinadas técnicas de preparação de ficheiros digitais, assim como será feita uma introdução dos materiais, equipamentos e aplicações possíveis.
O workshop finalizará com um exercício prático todo o processo de uma estampagem usando o vinil VIDEOFLEX.
*Os participantes poderão trazer uma t-shirt onde poderão realizar o exercício.

OLARIA II // 25 de MARÇO // OFICINA DE CERAMICA E VIDRO // S.11 EP1
Experimentação da técnica de olaria, desde a preparação do barro até à finalização da peça, integrando as seguintes ações: Amassar; Centrar; Conformar; Acabar.

FOTOGRAFIA EM ESTÚDIO // 25 de MARÇO // OFICINA DE AUDIOVISUAIS E FOTOGRAFIA // S.21 EP1
O workshop de fotografia de estúdio, pretende dar a conhecer algumas noções básicas de iluminação de estúdio. Serão apresentadas diferentes técnicas de controlo e desenho de luz.

TORNO DE MADEIRA // 1 de ABRIL // OFICINA DE MADEIRAS S.14 EP1
Este workshop tem como objetivo munir os participantes de conhecimentos e técnicas fundamentais para trabalhar com o Torno de Madeira. Serão abordados temas como: madeiras mais indicadas para trabalhar no torno, preparação da madeira para o torno, tipos de fixação possíveis e tipos de torneamento possíveis (modo cópia e modo “livre”). Após a bordagem destes temas, os participantes irão realizar um exercício prático, experimentando e praticando o torneamento de uma peça de madeira no modo “livre”.

IMPRESSÃO EM SERIGRAFIA // 1 de ABRIL // OFICINA DE SERIGRAFIA // S.3 EP1
O workshop de Impressão em Serigrafia propõe-se munir os participantes com conhecimentos práticos necessários para Impressão em Serigrafia a uma só cor.
Serão ensinados procedimentos a ter durante manipulação das Prensas de Impressão e cuidados a ter durante a utilização das Telas de Serigrafia e será ensinada a metodologia de transferir a imagem digital para a Tela de Serigrafia.
O workshop finalizará com um pequeno exercício ilustrativo entre uma colagem e a sobreposição da imagem serigráfica, onde o participante poderá explorar a sobreposição da serigrafia com pintura e com colagem.

RIDER DE LUZ // 1 de ABRIL // OFICINA DE TEATRO // S.17 EP2
Este workshop pretende abordar as questões de desenho de luz, iluminação de cena e operação de espetáculos. Desenho de luz desde o seu conceito, a sua forma e colocação deste em cena bem como em rider técnico.

TERMOFORMAÇÃO // 8 de ABRIL // LABORATÓRIO COMUM DE EXPERIMENTAÇÃO E DIÁLOGO // S.12 EP1
Neste workshop será feita uma introdução à máquina de Termoformação a Vácuo: como se processa a termoformação e quais os vários termoplásticos possíveis de se usar.
Serão feitas algumas demonstrações e os participantes poderão termomoldar um objeto à sua escolha.

INTRODUÇÃO À RISOGRAFIA // 8 de ABRIL // OFICINA DIGITAL // S.46 EP1
O workshop de Introdução à Risografia propõe-se munir os participantes dos conhecimentos básicos das técnicas de Impressão digital em Risografia. Serão ensinadas técnicas de composição e preparação de ficheiros digitais, assim como serão dadas as informações necessárias para uma correta seleção de papéis e formatos possíveis. O workshop finalizará com um pequeno exercício de composição onde o participante poderá explorar os potenciais da mistura de técnicas de impressão digital.

DECALQUES/TINTAS // 22 de ABRIL // OFICINA DE CERAMICA E VIDRO // S.11 EP1
Exploração de técnicas de pintura com tintas de 3º fogo e aplicação de decalques sobre peças cerâmicas vidradas, integrando as seguintes ações: Preparação das tintas e sua aplicação; Recorte de decalques e sua transferência para as peças cerâmicas.

INSCRIÇÕES
As inscrições serão feitas presencialmente nas oficinas onde os workshops irão decorrer.