Arquivo

ESAD.CR

JOSÉ BÉRTOLO

Cinema e fotografia contemporâneos: alguns fantasmas

A sessão incidirá sobre a problemática da espectralidade—entendida tanto na sua dimensão temática, quanto no seu potencial teórico ou reflexivo—nos contextos da fotografia e do cinema do séc. XXI, sob diversas configurações, perspectivas e latitudes. Após uma breve introdução à temática da espectralidade em contexto artístico, discutir-se-á o modo como alguns e algumas fotógrafos/as e cineastas acolhem a questão espectral na sua prática, desenvolvendo, através dela, meditações com contornos diversos, entre o estético e o político.

QUARTA-FEIRA, 23 de Março. 17h30- 20h00AUDITÓRIO DO EP1 2

José Bértolo doutorou-se em Estudos Comparatistas no PhD-Comp, um programa de doutoramento FCT oferecido pela Universidade de Lisboa em associação com a U. Bologna e a KU Leuven (2019), e é actualmente investigador de pós-doutoramento no IELT—Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (U. Nova de Lisboa) e professor adjunto convidado na ESAD-CR. As suas áreas de investigação são os estudos fílmicos, os estudos de fotografia e a intermedialidade, com particular incidência em questões relacionadas com a ontologia das imagens, a sua materialidade e a espectralidade enquanto tópico e questão teórica. Participou em eventos científicos em Portugal, em França, no Reino Unido e na Estónia, e publicou diversos artigos, capítulos de livros e livros. É autor de Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut (2015), Sobreimpressões: Leituras de Filmes (2019) e Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues (2020), publicados pela Documenta. Co-organizou três volumes de ensaios, sendo o último Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano (Bookbuilders, 2019, c/ Clara Rowland e Fernando Guerreiro). Desenvolve, ainda, actividade enquanto fotógrafo (www.josebertolo.com).