Arquivo

ESAD.CR

ARTES SONORAS_ 26 a 30 de Abril 

um rio desagua num amanhecer 

No fundo de um vale nos arredores da OSSO passa o rio Arnóia, que nasce na Serra de Todo o Mundo e desagua, cerca de 30 km depois, na Lagoa de Óbidos. Vamos acompanhar, ouvir, e gravar este pequeno curso de água nalguns troços, fazendo uma leitura do território que ele percorre, e construindo um corpus de recolhas sonoras diversificadas. Trabalharemos no exterior, numa primeira fase, e depois nos estúdios da OSSO, aquando da escuta e montagem dos materiais recolhidos. No final da residência, participaremos no Reveil, uma transmissão de áudio global que é criada a partir de gravações ao vivo dos amanheceres, ao longo dos diferentes fusos horários. 

NUNO MORÃO 

(Lisboa // 1976) 
Enquanto adolescente, quis ser geógrafo e maquinista. Mais tarde, escolhi a música e o som. Desde então, tenho tocado uma grande variedade de instrumentos musicais (embora focando-me na bateria e percussão) como se estivesse a conduzir um comboio através de ferrovias sem fim. Paralelamente a esta viagem, aprimorei as minhas capacidades como engenheiro e artista sonoro com o mesmo estado de alma que está presente quando contemplo vastas paisagens ao ar livre, seja em contextos musicais, cinematográficos ou expositivos.  
Os meus principais projectos musicais actuais são Som Alvo, The Selva, Space Sextet, Medusa unit, Cacto e Madalena Palmeirim. Outros projectos recentes incluem Hamar Trio, Wednesday, Love that Lava, PARQUE, Pinkdraft, Torres+Faustino+Morão, Orquestra de Geometria Variável, IKB e Ensemble JER. 
Fui engenheiro de som no FISGAstudio / Scratchbuilt (estúdio de gravação sediado em Lisboa) e sou director técnico da OSSO Associação Cultural (desde 2020). 
As minhas colaborações musicais foram publicadas pela Clean Feed Records, Shhpuma, Creative Sources Recordings, Universal, jerverlag, Boca, OSSO, e em edições de autor. 


Esta residência foi financiada com o apoio do LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Arte, por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/05468/2020