Arquivo

ESAD.CR

CINEMA DOCUMENTAL_ 3 a 7 de Maio 

DA OSSO À ORLA 

Partimos de um encontro, uma partilha de imaginários, para uma caminhada.  

Da Associação Cultural Osso caminhamos por trilhos mapeados até à orla marítima, chegando à Praia do Bom Sucesso. Nesse percurso conjunto, proponho que cada qual faça uma recolha / apreensão da experiência que nos permita, nos dias seguintes, dialogar, refletir e criar algo que possamos partilhar no final da residência.  

LUíSA HOMEM 

Nasce em 1978. Realizadora, montadora e sócia-fundadora da produtora TERRATREME Filmes. Frequentou a licenciatura de Ciências da Comunicação – Cinema, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Paris 8. No âmbito do Programa de Criatividade e Criação Artística, da Fundação Calouste Gulbenkian, participou no curso de realização de documentário dos Ateliers VARAN. Realizou filmes de arte no seio do LABCC – Laboratório de Criação Cinematográfica da FCSH; diversos filmes institucionais; uma série televisiva de 13 episódios para a RTP2 sobre Museus de Arte em Portugal, intitulada UM DIA NO MUSEU, co-realizou dois documentários AS CIDADES E AS TROCAS, com Pedro Pinho, e SÃO TOMÉ: NO TRILHO DOS NATURALISTAS, com Tiago Hespanha; mais recentemente realizou o filme SUZANNE DAVEAU, sobre a vida e obra da geógrafa com o mesmo nome. Colaborou na escrita do argumento de A FÁBRICA DE NADA, na direcção de arte e na montagem desta longa metragem realizada por Pedro Pinho. Como montadora, colaborou com diversos realizadores, entre os quais João Vladimiro, Inês Sapeta Dias, Leonor Noivo, Filipa Reis e João Miller Guerra, Frederico Lobo, Pedro Pinho, Tiago Hespanha, Leonor Teles, entre outros. Actualmente está a desenvolver o argumento para uma primeira longa-metragem, ASSIM VIVEMOS, e o argumento para a série de 12 episódios ATLAS – IMAGENS PRIVADAS DO SÉCULO XX em colaboração com Inês Sapeta Dias. 


Esta residência foi financiada com o apoio do LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Arte, por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/05468/2020