ESAD.CR

Dance-Danger – sobre movimento, emoção e imaginação

Lançamento do Glossário e Audioguia
Anfiteatro do underground

Este glossário surge como epílogo da exposição Dancer-Danger — Sobre movimento, emoção e imaginação, coletiva dos alunos finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas 2020/2021 da ESAD.CR, com curadoria, produção e mediação dos alunos da Licenciatura em Programação e Produção Cultural, que decorreu entre junho e setembro de 2021 no Centro de Artes (Museu Leopoldo Almeida, Espaço Concas e Atelier 6) e na Galeria Nova Ogiva. Foi a partir dos objetos, imagens, ideias e sentidos intuídos das obras, processos e percursos de criação dos artistas acompanhados, que se propôs este glossário. É um exercício de partilha e pesquisa colaborativa e de associação livre a palavras, textos e narrativas, oferecendo às obras e aos artistas novos olhares e terminologia exploratória. Foram pesquisadas fontes diversas e polifónicas, autorais, artísticas, técnicas, académicas, anónimas, online, bibliométricas, institucionais; estimulada a antologia de leituras, referências, citações, textos, histórias e estórias, contos, poemas e canções; e selecionados conceitos, expressões e termos não evidentes nem literais, ultrapassando os limites da significação linguística para a expansão do potencial subjetivo dos trabalhos apresentados na exposição. Organizado por ordem alfabética, este glossário, assume um duplo formato – uma fanzine de bolso e um audiolivro – propondo duas experiências intelectuais e sensoriais distintas a partir dos conteúdos desenvolvidos. Entre práticas artísticas e curatoriais, foram criados verbetes que respirassem em torno do trabalho do artista ou a partir dele, abrindo espaços-entre e reverberações. Escolhidas as palavras, dedicamo-las a eles.