ESAD.CR

Inauguração da Exposição do Ano Alunos Finalistas

Inauguração

o eu na vida de todos os dias – exposição dos finalistas da ESAD.CR

O eu na vida de todos os dias é uma exposição coletiva de todos os estudantes finalistas da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), na qual serão partilhados os trabalhos realizados durante o ano letivo 21/22.

Partindo do título duma das mais enigmáticas obras de Erving Goffman, um dos principais influentes sociólogos canadenses, o eu na vida de todos os dias aborda a importância das interações sociais e como o indivíduo gere a apresentação do self (a principal estrutura da personalidade, o arquétipo central do inconsciente coletivo, segundo Carl Jung), moldando-se consoante a situação social na qual se encontra.

Resultante de um percurso conjunto nesta escola, o coletivo cujo processo de criação é aqui partilhado tem na vida académica a vida de todos os dias. É neste quotidiano que exploram e descobrem o seu âmago – a sua identidade individual, social e artística, a sua persona.

Nas obras, objetos e ideias apresentadas nesta exposição são utilizados sucedâneos à presença dos próprios estudantes, entre os quais pistas e símbolos que refletem a memória individual e coletiva dos mesmos, levando à conceção de aparências. Goffman afirma que “quanto mais o indivíduo se encontra empenhado numa realidade a que a perceção não lhe faculta acesso, mais a sua atenção se concentrará nas aparências”. Paradoxalmente, essas aparências não correspondem à totalidade do real, na medida em que cada ser pressupõe a existência de um filtro único da realidade decorrente das suas vivências e, por isso, a sua perceção será sempre a sua própria interpretação.

Espalhada por diversos espaços públicos e não públicos da ESAD.CR, escola por uma semana transformada em pujante atelier e centro cultural, esta exposição estará patente entre os dias 25 e 29 de maio.