Arquivo

ESAD.CR

João Colagem: De um livro auto-editado a um movimento de literacia pela coragem infantil

Patrícia Aguiar

Performance e Visualidade
27/05
10:00h
Sala 21 EP2

Patrícia Aguiar, designer de profissão, ligada durante alguns anos ao ensino; à prática de design em atelier e à investigação em têxteis técnicos. Criou há 5 anos um projeto próprio onde alia o seu gosto pela escrita com a criatividade e metodologia próprias do design, trabalhando enquanto consultora para marcas e projetos através da beleza da palavra e dos contextos que cria para as mesmas.

Em 2018, escreve uma história infantil encabeçada por uma personagem — o João Colagem — um menino resiliente, criativo, em parte diferente dos outros e é nessa distinção que reside a sua capacidade de auto superação, fazendo-o ousar e pensar diferente.
Através de uma escrita ritmada e simples a autora conta a história deste menino na sua jornada de bondade, procurando inspirar para a mudança no olhar, no nosso para com os outros.

Quando em 2019 convida a ilustradora Laura Morais para integrar o projeto através da sua técnica de collage, reflexiva e expansora da mensagem central do livro, com momentos visuais de grande profundidade interpretativa e imagética da ação do João Colagem, estariam ambas longe de imaginar no que o livro se iria tornar.
O João Colagem nasceu como uma história mas depressa se materializou num movimento de literacia pela coragem infantil que apresentaremos passo a passo desde a conceção da ideia à constatação do impacto que a história causou junto do seu público.