Arquivo

ESAD.CR

São vários os docentes, atuais alunos e diplomados da ESAD.CR que participam na edição deste ano do F(ó)lio, Festival Literário Internacional de Óbidos, destacamos:

EXPOSIÇÕES:

Mostra de trabalhos dos alunos da Licenciatura em Design de Produto – Cerâmica e Vidro

6 A 16 DE OUTUBRO \\\ 10H00 – 20H00
CDI – CENTRO DE DESIGN DE INTERIORES

https://foliofestival.com/exposicoes/mostra-de-trabalhos-dos-alunos-da-licenciatura-em-design-de-produto-ceramica-e-vidro/

Flexágono 2022

Banda desenhada portuguesa, agora
Curadoria: PEDRO MOURA (docente ESAD.CR)
6 A 16 DE OUTUBRO \\\ 10h00 – 20h00
MUSEU MUNICIPAL
O propósito da Flexágono é dar a conhecer alguns dos autores, menos ou mais jovens, particularmente activos neste momento, atentos às tendências de transformação social e formal desta disciplina artística. A banda desenhada, enquanto sobretudo uma arte de narrativa visual, com os seus próprios jogos de linguagem, especificidades compositivas e materiais, possui uma larga e saudável variedade de temas, estratégias comunicativas, graus emotivos, modos formais e índoles políticas. Fará todo o sentido que, num momento de atenção na “coisa literária”, haja uma preocupação em compreender os mais sofisticados gestos nesse mesmo sentido desta área criativa.

A obra de João Carola (diplomado ESAD.CR) tem uma existência “estilhaçada”, no sentido em que as suas “peças” existem sob a forma de fanzines, curtas em antologias,

https://foliofestival.com/exposicoes/flexagono-2022/

Mantraste – Uma Espécie de Livro

Bruno Santos (docente ESAD.CR)

6 A 16 DE OUTUBRO
2.ª, 3.ª, 4.ª > 15h00 – 20h00
5.ª, 6.ª E SÁBADO > 10h00 – 21h00
DOMINGO > 10h00 às 19h00
CASA ABYSMO – ESPAÇO Ó

Colher os desenhos que a terra dá
Nenhum desenho pode ser descrito em palavras sem desintegrar a sua singularidade artística. Mas o inverso não é verdade: as palavras pedem desenhos. E nestes tempos inqualificáveis que vivemos, tão incertos no destino como na destreza do passo sobre o tapete a que os crentes chamam chão, alguém usa as palavras como pontes para voltar a olhar a terra através dos desenhos que nela semeou…

https://foliofestival.com/exposicoes/mantraste-uma-especie-de-livro/

MESAS:

https://foliofestival.com

6 Outubro 2022

18h30 \\\ FOLIO MAIS

“A terra dá-nos metáforas”

Mesa com Bruno Santos (Mantraste, docente ESAD.CR), Jacinto Gameiro, Bernardo Trindade, José Pinho, Susana Santos, João Soares, Henrique Bento Fialho, Duarte Azinheira e Nuno Miguel Guedes (rasteira inaugural)
Conversa que parte da exposição de Mantraste e reúne convidados que pertencem ‘à terra’ em duplo sentido: à terra da abysmo, por dela serem cúmplices, e em sentido geográfico, por serem (de um forma ou de outra) da região.

10 Outubro 2022

17h00 \\\ FOLIO MAIS
Apresentação do livro “Guia de Aves da Mata Municipal do Bombarral”
Com Helder Cardoso, Marco Nunes Correia (docente ESAD.CR), Emanuel Vilaça
Iniciativa: Real 21 – Associação de Defesa do Rio Real

11 Outubro 2022

10h30 \\\ FOLIO TEC
Mesa POD – Plataforma de Ofícios Digitais
Algoritmos e formas literárias – Novas formas de criação
Com Hélio Oliveira, Tiago Sábio, Pedro Vieira Moura (docentes ESAD.CR)
Moderação de João dos Santos (Diretor ESAD.CR)

14 Outubro 2022

19h00 \\\ FOLIO MAIS

Lançamento do livro “Foi quase um prazer”, de Jorge Silva, e conversa com os ilustradores sobre ilustração, desenho e humanidade
Com Jorge Silva, André Carrilho, Nuno Saraiva, João Fazenda, Rui Garrido, Teófilo Duarte e Luísa Pires Barreto (docente ESAD.CR)