Arquivo

ESAD.CR

LIBERDADE através da Técnica de Impressão Manual

Exposição patente ao público de 10 a 29 de outubro de 2022, no Museu do Hospital Termal Caldas da Rainha, mostra trabalhos realizados no Workshop de Serigrafia da ESAD.CR pelos Utentes do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste coordenado por Vera Gonçalves.

Este projeto teve a particularidade de dar ênfase à Liberdade de Expressão com a cor através do ato de pintar. Como objetivo, o Workshop, pretendeu mesclar a arquitetura da Cidade das Caldas da Rainha com imagens abstratas com que os participantes mais se identificassem.

Recriando de forma livre e abstrata, este exercício demandou uma busca de identidade dos participantes através de imagens impressas e da cor.

Para cada participante, a obra resultante será como um PASSAPORTE identitário de uma visita onde o seu emocional transpareça, a fim de transmitir o que sentiu e por onde andou.

O Dia Internacional da Saúde Mental,

celebrado a 10 de outubro 2022, oferece a oportunidade de chamar a atenção para uma área muitas vezes descurada e negligenciada do nosso bem-estar, dá-nos a oportunidade de refletir sobre a forma como podemos melhorar a nossa própria saúde e ir ao encontro dos outros.

Por outro lado, o estigma em relação à doença mental torna difícil falar sobre o tema, constrange a procura de ajuda e chega a afetar a capacidade de reconhecimento quando a doença mental está presente.  Com a lente do estigma, as pessoas com um diagnóstico de doença mental podem ser vistas como dependentes, não confiáveis e até preguiçosas.

Desde os anos 60s que artistas e organizações de arte se ligaram ao conceito de “arte comunitária” com o desenvolvimento de projetos de inclusão. A arte permite a expressão de valores sociais e individuais, pode comunicar um propósito moral ou educacional, e explicar a experiência emocional ou racional do mundo de alguém.

Visto de outra forma, quem se expressa pela arte pode sentir-se melhor consigo e com o mundo. A arte pode ser um meio para a manifestação emocional, um veículo de elaboração e ensaio do processo criativo. A experiência artística pode intensificar a expressão de vivências, assim como a reconfiguração consciencializada de representações inconscientes e de afetos ligados ao sensorial.

A arte pode curar quem a gera e quem a vê.

Catarina Jesus