Arquivo

ESAD.CR

O que é o Activismo Curatorial?

Colectivo FACA

AULA ABERTA
24 de março, 10h
Sala 44, Ep.1

Pretendemos com esta conversa entender as bases do Activismo Curatorial e o trabalho do Colectivo FACA, de como podemos pensar hoje o museu através dos temas interseccionais, como queer, feminismo, etc., e de como estes assuntos se interligam com a nossa vida cotidiana, trazendo-os para dentro do espaço expositivo- através de questões e exemplos trazidos para o debate com a turma.

O Colectivo FACA foi formado em 2019 é um projecto de cidadania activa, tendo como núcleo duro Andreia Coutinho e Maribel Mendes Sobreira, é um projecto de curadoria e cidadania activa que questiona as narrativas da cultura visual. Pensamos acerca das temáticas do feminismo, colonialismo, racismo, LGBTQI+ e não-normatividade em geral em espaços museológicos. Todas estas questões têm a mesma raiz, um preconceito em relação àquilo que não é igual a nós, fazendo-nos sentir ameaçados, ramificando-se em temas considerados marginais. É urgente recontar a História porque a narrativa predominante não coincide com as narrativas individuais e colectivas, que sempre foram desconsideradas. Tendo em conta que estas ideias estão a ser desenvolvidas internacionalmente,

trazemos as discussões para o debate cultural português contando com público especializado e não especializado. Não apagando a História, cruzamos as diversas narrativas, puxando as margens para o centro do debate.