ESAD.CR

Paulo Catrica

Mapa, território e fotografias – São Gregório da Fanadia
Uso, quotidiano e banalidade – metodologias e montagem, trabalhar com fotografias

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DO MESTRADO EM ARTES DO SOM E DA IMAGEM_ESAD.CR EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL OSSO
18 a 22 de abril de 2023
Instalações da OSSO, na aldeia de S. Gregório, Caldas da Rainha

A proposta de trabalho para esta residência tem como hipóteses, partir de ideias ou de projectos sugeridos pelos alunos ou em alternativa propor um trabalho colectivo ou individual que tenha como objecto a paisagem-assunto e a ideia de ‘lugar comum’ e de território circundante á aldeia de São Gregório. O objectivo dos ensaios visuais será o de estimular e discutir, métodos de pensar e de fazer, e em simultâneo as hipóteses de concretização/montagem do projecto sob a forma de uma maquete-livro ou maquete-exposição, projecção com som, etc… .
No começo e no final de cada dia reunimos para discutir fotografias, ver imagens de outros artistas – fotografias, filmes, e/ou textos, tendo como epicentro as relações entre fotografias-imagens – palavras – texto – sons.

PAULO CATRICA (Lisboa, 1965)
Estudos de fotografia na Ar.Co., Lisboa (1985); Licenciatura em História, Univ. Lusíada, Lisboa (1992); Mestrado em Imagem e Comunicação, Goldsmith’s College, Londres (1997); Doutoramento em Estudos de Fotografia, Univ. De Westminster, Londres (2011). Investigador do Instituto de História Contemporânea, Univ. Nova de Lisboa (desde 2014).
Expõe e publica regularmente desde 1997. Das exposições recentes (selecção):
La ricerca di un titolo (1983-2013), Câmera Escura, Cooperativa de Comunicação e Cultutra (Torres Vedras,2022); Fussball ißt unser Leben, Kunsthaus Interlaken (Suiça,2022); Madonie Paesaggi 1973-2021 (Petralia Sottana, Sicília, 2022); O sítio em Vista, CEFT (Tomar, 2021); Almada, Um Território em Seis Ecologias, Museu da Cidade, (Almada, 2020); Prospectus, Carpintarias de São Lázaro, (Lisboa,2020); O desvio que fez a curva do rio, Galeria do Parque (V.N.Barquinha,2019); Grübler, Casa das Artes (Tavira, 2017); El Solitario Jorge, seiscientos veinte y dos días antes de su muerte Galeria Presença, (Porto,2016).
Monografias: O desvio que fez a curva do rio (2019), Memorator (2015), Mode d’emploi (2014), TNSC (2011), Liceus (2005). O seu trabalho faz parte de colecções de arte privadas e institucionais, em Espanha, Itália, Finlândia, Brasil, Canada e Portugal: Colecção de Arte Contemporânea do Estado, Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, PLMJ, Novo Banco, Museum of London, Arquivo Fotográfico de Lisboa e Centro Portugês de Fotografia.