Arquivo

ESAD.CR

Design para Debate V
Vícara

com a presença dos autores

CONVERSAS
24 de abril, 15h00
Junto ao auditório exterior do EP1
3º ano de Design Industrial

VICARA
A VICARA Studio é uma agência criativa que desenvolve iniciativas e soluções socialmente conscientes na área do design de produto. Reunindo designers, artesãos e indústria, a VICARA adota uma abordagem prática na criação de um ecossistema de design sustentável e interligado. A agência é também proprietária de duas marcas de design de produto: a marca homónima, que apresenta um catálogo de peças exclusivas produzidas em cerâmica, vidro, madeira ou empreita, e que tem como fio condutor o desenho e produção nacionais; e a Tasco, uma marca de louça em barro vermelho, inspirada no vernáculo da cerâmica artesanal portuguesa e na sua cultura gastronómica.
História:
Designers e amigos de longa data, Paulo Sellmayer e Fábio Afonso fundaram a VICARA em 2011. Nesse mesmo ano, um dos designs de Paulo Sellmayer recebeu um prémio da Fundação de Serralves, que incluiu o apoio à incubação e ao estabelecimento de um plano de negócio. Este prémio foi crucial na definição e construção de VICARA como uma empresa de design de produto, principalmente focada em jovens criadores e produtores locais.
Nos últimos anos, temos apresentado os nossos produtos nas principais feiras comerciais da Europa, mas também estamos concentrados em trabalhar em proximidade dentro da nossa rede local de designers, clientes e fabricantes. Para além do showroom da VICARA em Caldas da Rainha, assim como na nossa loja online, também vendemos os nossos produtos numa rede selecionada de mais de 50 retalhistas em 15 países espalhados pelo mundo.
A nossa missão
Na VICARA, queremos valorizar e dar continuidade a um saber-fazer tradicional, e esforçamo-nos por continuar a aprender e a utilizar ofícios que estão em vias de extinção. Ao mesmo tempo, pretendemos servir de plataforma para que as jovens vozes do design português mostrem as suas ideias inovadoras e divergentes. Acreditamos que é possível criar um modelo de desenvolvimento sustentável a partir deste ciclo entre designer, artesão e consumidor, e esforçamo-nos por ser o elo que o faz acontecer.