Arquivo

ESAD.CR

Diplomada e docente em Som e Imagem da ESAD.CR premiadas pelo IndieLisboa 2023.
A alumna Francisca Antunes destacou-se na categoria “Novíssimos”, com o documentário A Minha Raiva é Underground. Já Catarina Mourão, que leciona Projeto II, foi distinguida com a Melhor Realização para Longa-Metragem Portuguesa, com Astrakan 79.
Carlos Tavares Pedro e Susana Nobre também estiveram em destaque na edição deste ano.

Os Tempos Conturbados

Carlos Tavares Pedro

Portugal
Documentário, 2022, 21′

Através do uso de arquivos pessoais, é contada a história dos primeiros momentos de independência angolana pela voz de Filomena Lopes.

https://indielisboa.com/filme/os-tempos-conturbados/

A minha raiva é underground

Francisca Antunes

Portugal
Documentário, 2023, 13′

Uma narrativa contada na primeira pessoa em que o espaço e o som trabalham na reconstrução de uma ligação com o corpo que se perdeu.

https://indielisboa.com/filme/a-minha-raiva-e-underground/

Cidade Rabat

Susana Nobre

Portugal
Ficção, 2023, 101′

O rame-rame do dia-a-dia. O trabalho burocrático, a custódia partilhada da sua filha. Até à morte da sua mãe sublinhar o quanto Helena vive num meio termo, entre nascimento e morte. A clareza que traz o luto, visto com olhos nostálgicos mas cheios de humor, leva a novas considerações sobre como viver o resto dos dias.

https://indielisboa.com/filme/cidade-rabat/

Astrakan 79

Catarina Mourão

Portugal
Ficção, 2023, 64′

Astracã é a cidade russa, 1979 o ano recordado. Um ano e meio e uma viagem que abarca muitos quilómetros percorridos, de Moscovo ao Mar Cáspio, até ao Azerbaijão. O início da jornada é a busca por um porto seguro. Os pais de Martim, de 15 anos na altura, são militantes do Partido Comunista e veem a União Soviética como ideal a aspirar. Aos 57 anos, Martim recorda a clandestinidade, os estudos e as paixões deixadas para trás e o ideal perdido no tempo.

https://indielisboa.com/filme/astrakan-79/