Arquivo

ESAD.CR

Mestrado em Design de Produto da ESAD.CR comemora 100 projetos concluídos!

 Mestrado em Design de Produto da ESAD.CR é um espaço aberto a estudantes de todas as áreas de formação de base, que estejam interessados em processos de mudança e em refletir sobre como o Design pode contribuir para a construção de um futuro melhor, mais justo e sustentável.  
Unidos na convicção que a capacidade de fazer, é acompanhada pela responsabilidade de pensar no que se faz, o Mestrado em Design de Produto tem por principal objetivo encorajar a reflexão e a capacidade de ação, orientadas para as necessidades, desejos e desafios que se apresentam ao século XXI. 
A sua essência prática e projetual, procura preparar os estudantes para encontrarem o seu lugar no mundo profissional, estimulando o desenvolvimento de projetos que aprofundem a dimensão tecnológica, social ou cultural dos produtos, em estreita relação com unidades de investigação, empresas e coletivos criativos. 


Convidamos a rever alguns dos projetos concluídos.

João Ribeiro
Coexistir com a natureza, 2022

A interação entre o ser humano e a Natureza sofreu uma profunda transformação durante o último século, em parte devido à tendência de concentração populacional nas zonas urbanas. O estilo de vida nas grandes metrópoles tem alterado uma relação que outrora foi umbilical, repercutindo-se muitas vezes em patologias relacionadas com o stress e a ansiedade. Pretende-se com este projeto explorar a relação contemporânea entre o ser humano e a Natureza e propor objetos que proporcionam experiências capazes de a reforçar.
Todos os projetos são transportáveis e apresentam uma relação com a árvore.

Sabrina Rufino
Info-tátil: Objetos de comunicação para a deficiência visual, 2022 

O projeto “Info-tátil” procurou, através da criação de objetos, mitigar o estigma associado às pessoas com deficiência visual, promover a sua independência e acesso à informação. Como base de trabalho, realizou-se um estudo junto com a comunidade cega e de baixa visão através de entrevistas com pessoas com deficiência visual, familiares, técnicos de mobilidade e a direção da Associação de cegos e amblíopes de Portugal (ACAPO) de Aveiro

Rute Carreira
Homegreens, 2021

O projeto “Homegreens” consiste no desenvolvimento do sistema aquapónico Homegreens, no âmbito do projeto de investigação homónimo, para espécies piscícolas de água doce ou salgada, enquanto ferramenta pedagógica que promove a prática da aquaponia. O projeto é direcionado ao público infantojuvenil, podendo, no entanto, ser utilizado noutros contextos com objetivos similares, sendo que a sua principal premissa é comunicar aos seus utilizadores uma noção sobre funcionamento dos ecossistemas, através de um leque de atividades essenciais à sua manutenção.

Carolina Calheiros
Fotossíntese: Bio fotossensibilidade aplicada à cerâmica, 2020

A partir da exploração e utilização de um método fotográfico histórico designado antotipia, foi desenvolvido um processo de geração e preservação de imagens sobre superfícies cerâmicas. A cerâmica torna-se fotossensível, quando revestida por uma emulsão fotográfica extraída de plantas.

Patricia Barbosa
O ouro e o algodão, 2019

O projeto “O ouro e o algodão” explora a relação entre a jóia e o vestuário, através do estudo de ambos, enquanto elementos que se complementam e se completam no corpo. Pretende-se essencialmente explorar o significado e potencial projetual da jóia enquanto ferramenta utilitária e simbólica em combinação com o vestuário que é pensado para funcionar em conjunto com a jóia. 

Joana Barros
Sobreposições: Cadernos que potenciam a criatividade e a imaginação, 2019

Este projeto é um conjunto de cadernos em papel vegetal que pretende estimular o mundo livre e infinito da curiosidade, da criatividade e da imaginação. Os graus de transparência das folhas reforçam a sensação de profundidade, continuidade e de fluir dentro de uma história que ganha vida através da imaginação de cada um. Os cadernos representam a passagem do tempo e a sua transformação, não existem quebras ou limites, todas as páginas dependem umas das outras para contar a história, tornando-se numa só. 

Marco Ferreira
Imaginário, 2018

Partindo de competências na área da escultura e cerâmica, foi desenvolvida uma coleção de peças em cerâmica, para autoprodução através de métodos artesanais. O projeto explorou e influenciou-se no imaginário ancestral e fantástico presente no artesanato dos barristas de Barcelos, como é o caso de Rosa Ramalho e nas gárgulas ou quimeras da Idade Média. 

Tânia Martins
Cidade em Performance, 2018

Cidade em Performance procurou explorar o significado contemporâneo mas também histórico da Cidade, a importância do contexto social de quem a vivencia, assim como o seu potencial enquanto espaço de troca de conhecimento e aprendizagem. Foram desenvolvidos dispositivos fisico que podem ser utilizados para narrar ideologias, identidades e comportamentos intuitivos nas cidades contemporâneas e que potenciam uma maior interação social ou comuniquem essa necessidade. 

Eduardo Vanzeler
Ludus 2.x: Do brincar à música, 2018 

Este projeto teve por objetivo desenvolver um instrumento musical para crianças que dinamiza e simplifica a aprendizagem musical, tornando esta atividade mais lúdica e livre. O projeto Ludus 2.x procura oferecer a possibilidade de personalizar o próprio instrumento, permitindo alterar a disposição, número, sequências, escalas, alturas e afinações, facilitando a exploração a reprodução de melodias e ritmos simples. 

Rita Frutuoso
Fusão: Analogias entre Cerâmica e Culinária, 2016

Este projeto procura compreender e potenciar interceções entre cerâmica e culinária. O trabalho desenvolvido foi constituído por dois momentos. No primeiro momento procura-se compreender a génese da ligação entre estes dois territórios, procurando fazer o mapeamento de técnicas e instrumentos partilhados por ambos. Num segundo momento foram desenvolvidos um conjunto de cinco famílias de objetos onde foram usadas estratégias de construção em que as matérias cerâmicas e alimentares se confundem provocando situações de interação inesperadas. 

Sofia Silva
Natural: A pastelaria numa alimentação equilibrada, 2015

O projecto “Natural” é uma resposta à mudança dos hábitos alimentares dos portugueses e suas consequências na pastelaria tradicional de fabrico próprio. O projecto centra-se essencialmente no produto principal da pastelaria, o bolo, tornando-o num produto mais natural, mais saudável, e com sabores mais diversificados e adequados às novas concepções de saúde, que  procura uma alimentação mais natural, que evite as comidas açucaradas, processadas e adivadas. 

Marco Balsinha
Uroboro: Vermicompostor domético, 2015

O projeto Uroboro, sensível a questões ambientais, utiliza o desenho de peças e o barro vermelho para otimizar o processo de vermicompostagem e auxiliar o utilizador na sua prática e compreensão. Dos ensaios realizados em contexto real, concluiu-se que o projeto apresentado permite o processamento de resíduos biodegradáveis vegetais dentro de casa sem perturbar o normal quotidiano das famílias e sem pôr em causa a segurança e conforto habitacional. 

Samuel Reis
Arbor, 2014

Com base na observação do meio natural, foi ensaiada a exploração de como utilizar a Natureza enquanto raiz do processo criativo, com o objetivo de identificar formas e elementos característicos já existentes no meio natural e propriedades únicas da matéria. A árvore foi o elemento em que o trabalho se centrou.

Eneida Tavares
Raiz, 2014 

O projecto Raiz vai à procura daquilo que são as raízes africanas da autora e da forma como estas poderão contribuir para o seu trabalho enquanto designer. Nele parte-se das cores, texturas, técnicas artesanais, gestos, hábitos e vivências do quo􏰀diano, como es􏰁mulos para criar objectos, que não são mais do que a fusão do contexto ocidental em que nasceu e cresceu, com as referências africanas (Angola e Cabo Verde) que foi conhecendo à distância através dos meus familiares. O projecto procura desenvolver e projectar objectos que reflictam esse intercâmbio cultural e que misturem o que é próximo com o que é longínquo.

Vitor Agostinho
Moldes Mutantes: Variação em série, 2013

Através de uma série de estratégias diferentes, procurou-se desenvolver processos de conformação cerâmica de objectos que permitam variação de forma a partir de um mesmo molde.
Esta variação de forma foi conseguida através de moldes mutantes onde a transformação é obtida através de estratégias de montagem e empilhamento, articulação e flexibilidade de superfície, ligações elásticas entre partes do molde e utilização de novos materiais para produção de moldes.

Telma Barrelas
Forno de mesa, 2013

O projecto Forno de Mesa, propõe-se a revisitar a sazonalidade e as estratégias tradicionais alentejanas de preparação e conservação de alimentos, procurando aplicá-las em produtos que respondam a necessidades contemporâneas. Através de uma coleção de objetos procurou-se promover a cultura do tempo e dos sabores reais, tempo para desfrutar de cada sabor a seu tempo, vindo do local certo, de um local que conhecemos.