Arquivo

ESAD.CR

The Case of the Vanishing Gods 

Ross Lipman

AULAS ABERTAS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS_2023_24
20 setembro de 2023, 17:30h
Auditório do EP1 – ESAD.CR

No âmbito do mestrado em Artes do Som e da Imagem, e em linha com o seu objectivo de incentivar, em articulação com os temas e preocupações estruturantes do mestrado, o diálogo com artistas, cineastas, fotógrafos, músicos, filósofos, antropólogos, sociólogos e investigadores, e de enriquecer as sessões de apresentação dos projetos, nas várias fases do seu desenvolvimento, com as intervenções de especialistas convidados, proporcionando um espaço de discussão e análise alargado das decisões dos alunos-criadores, a disciplina ‘Práticas Artísticas Contemporâneas’ (Opção Temática I), no primeiro semestre, do primeiro ano, pretende ser um lugar de auscultação das tendências actuais das formas artísticas audio-visuais, que permita aos alunos contactarem com os trabalhos de vários artistas, que possam ser inspiradores para as ideias, conceitos, metodologias e processos estruturando o seu próprio trabalho, e que os ajudem a situar-se no contexto da criação actual. Neste sentido, serão organizadas seis sessões, no formato de aula aberta, de apresentação de trabalho, por parte de artistas, cineastas, fotógrafos, etc. O tema de cada sessão pretende estar em relação com a prática/investigação artística de cada convidado, nomeadamente o trabalho/reflexão que esteja a desenvolver na altura, ou trabalhos anteriores que queira abordar. Os estudantes serão encorajados, nesta disciplina, na sequência destas sessões, a reflectir publicamente sobre a sua investigação e prática artística, articulando-a com imagens visuais e sonoras relevantes de um ponto de vista estético, ético e político para o seu trabalho e que contribua para a sua análise. As sessões ocorrerão ao longo de Outubro, Novembro e Dezembro.

THE CASE OF THE VANISHING GODS 

Uma fábula fora do tempo contada com marionetas feitas por artistas e clipes de filmes de arquivo, The Case of the Vanishing Gods é um novo tipo de híbrido: metade sonho / metade documento. Sob hipnose, um fantoche de ventríloquo torturado recupera as suas memórias perdidas, que relatam uma história cultural do ventriloquismo desde a tradição profética até ao filme de terror moderno. Juntemo-nos a este herói trágico na sua estranha viagem rumo à vida oculta das marionetas e ao inconsciente coletivo que os liga às nossas próprias vidas.  

Vencedor, Selezione Pixel (atribuído pelo Corriere Del Ticino aos três filmes mais inovadores do Festival de Cinema de Locarno 2021)

Lista dos 10 melhores filmes de 2022, Jonathan Rosenbaum, Screen Slate

BIOGRAFIA 

Ross Lipman é um cineasta independente, arquivista e ensaísta. Os seus seus filmes foram exibidos em todo o mundo e coleccionados por museus e instituições, incluindo o Academy Film Archive, o Anthology Film Anthology Film Archives, o Northeast Historic Film, o Arquivo Oberhausen Kurzfilm, Balazs Bela Studios, de Budapeste, e Sammlung Goetz, de Munique.
O seu documentário, Notfilm, foi considerado um dos 10 melhores filmes do ano pela ARTFORUM, SLATE e muitos outros.
É restaurador sénior de filmes no UCLA Film & Television Archive, e entre os seus muitos restauros incluem-se Wanda de Barbara Loden, Killer of Sheep de Charles Burnett,  The Exiles, de Kent Mackenzie, o documentário vencedor de um Óscar, The Times of Harvey Milk, e obras de Charlie Chaplin, Orson Welles, Shirley Clarke, Kenneth Anger, Lourdes Portillo, Robert Altman e John Cassavetes.
Em 2008 recebeu o prémio Preservation Honors do Anthology Film Archives e foi três vezes vencedor do National Society of Film Critics’ Heritage Award. 
Os seus escritos sobre história do cinema, tecnologia e estética foram publicados na Artforum, Sight and Sound e em numerosos livros e revistas académicas.
Os seus restauros mais recentes incluem The Juniper Tree, de Nietzchka Keene, com Björk, The Innerview, de Richard Beymer, e The Man Without a World, de Eleanor Antin. 
O seu recente filme The Case of the Vanishing Gods estreou no Festival de Cinema de Locarno no outono de 2021 e foi nomeado para a lista de Jonathan Rosenbaum dos dez melhores filmes de 2022.

O seus restauros mais recentes incluem  Bushman, de David Schickele,  Household Saints, de Nancy Savoca,  Time of the Heathen, de Peter Kass e Ed Emshwiller,  The Juniper Tree, Nietzchka Keene, com  Björk, The Innerview, de Richard Beymer e  The Man Without a World, de Eleanor Antin. O seu recente filme The Case of the Vanishing Gods estreou no Locarno Film Festival no outono de 2021e foi nomeado para a lista de Jonathan Rosenbaum dos dez melhores filmes de 2022.

www.corpusfluxus.org 

comments on the work of Ross Lipman can be found here: www.corpusfluxus.org/Pages/Comments.html 

comments on NOTIFLM can be found here: http://filmbysamuelbeckett.com/awardspress-reviews