ESAD.CR
“Territorio” (2016), Alexandra Cuesta.

Do cinema anti-colonial às práticas cinematográficas decoloniais: poéticas, políticas, epistemologias como indutora de Visão

Raquel Schefer

AULAS ABERTAS DE SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO
21 DE NOVEMBRO DE 2023, 14:00H
SALA 34 DO EP.1 – ESAD.CR

Partindo da minha tese de doutoramento, no âmbito da qual, tomando como objecto de estudo central o cinema revolucionário moçambicano, examinei a evolução formal do cinema militante e engajado — as formas do político e a política das formas —, investigação prolongada no quadro de um projecto de pós-doutoramento em que me debrucei sobre as ambivalências do cinema anti-colonial à luz das relações entre modernismos e primivitismos, esta sessão propõe-se analisar os cinemas anti-coloniais, pós-coloniais e decoloniais a partir de uma perspectiva comparatista e transhistórica. Num primeiro tempo, debruçar-me-ei sobre o cinema revolucionário moçambicano, que emerge como um “pré-cinema” no contexto da luta de libertação anti-colonial. No quadro da cultura de libertação transnacional das décadas de sessenta e setenta, a descolonização política e económica é entendida como inseparável da descolonização da cultura, do conhecimento e das formas de representação, incluindo cinematográficas.
Numa segunda etapa, abordarei a desestruturação da história, da memória e das formas cinematográficas anti-coloniais pelos cinemas pós-coloniais, apoiando-me nos conceitos de “terceira forma”, de Roland Barthes, e de “terceiro espaço”, de Homi K. Bhabha. Por fim, examinarei, a partir de exemplos do cinema latino-americano contemporâneo, nomeadamente dos cinemas autóctones, um conjunto de procedimentos metodológicos decoloniais que procuram desvincular epistemologicamente a estética do paradigma do colonialismo inseparável da modernidade.

Raquel Schefer is a researcher, director, programmer and Associate Professor at the Sorbonne Nouvelle University. She has a PhD in Film and Audiovisual Studies from the Sorbonne Nouvelle University, a Master’s degree in Documentary Film from the Universidad del Cine de Buenos Aires and a degree in Communication Sciences from the Universidade Nova de Lisboa. She has published El Autorretrato en el Documental, as well as several book chapters and articles. She has been an Assistant Professor at Grenoble Alpes University, a lecturer at the Universities of Paris Est – Marne-la-Vallée, Rennes 2, the Universidad del Cine de Buenos Aires, the Universidad de la Comunicación in Mexico City and Elías Querejeta Zine Eskola, as well as a guest researcher at the University of California, Los Angeles. She was an FCT postdoctoral fellow at the CEC/University of Lisbon, the IHC/Universidade Nova de Lisboa and the University of the Western Cape. She is co-editor of the journal of film theory and history La Furia Umana and programme advisor to the International Film Festival Rotterdam (IDFA).