ESAD.CR

Prémios LUZZA IN

Diogo Nobre, Luísa Fernandes e Zuzanna Sikora

Os resultados do concurso nacional LUZZA IN, lançado em 2023 pela AIPI – Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação, foram divulgados no passado dia 20 de Outubro numa apresentação pública na cidade do Porto. Os três prémios foram ganhos pelos alunos da licenciatura de Design Industrial da ESAD CR, Diogo Nobre, Luísa Fernandes e Zuzanna Sikora, que desenvolveram as suas propostas no âmbito da disciplina de Projeto de Design Industrial III. Segundo a AIPI este prémio pretendeu apresentar e reposicionar o setor da iluminação portuguesa, através da estreita colaboração com escolas e universidades.

Diogo Nobre desenvolveu um candeeiro no qual o movimento do cilindro opaco sobre o cilindro transparente permite que o utilizador regule manualmente a intensidade da luz.

O candeeiro de suspensão de Luísa Fernandes é um objeto interativo composto por um conjunto de peças cerâmicas que, ao serem reposicionadas, produzem diferentes efeitos luminosos.

A chapa metálica curvada do candeeiro de mesa de Zuzanna Sikora funciona simultaneamente como material primordial da sua construção e como elemento refletor da luz.

Créditos fotográficos:  Ivo Oliveira Rodrigues