ESAD.CR

Prémios Adico 23

João Queirós

João Queirós, estudante do mestrado em Design de Produto da ESAD.CR, vence segunda edição do “Prémio Design Adico Desenha o Futuro”, na categoria Estudante.

Esta segunda edição dirigiu-se a alunos dos cursos das áreas de Design e Arquitetura, dos 1º e 2º ciclos do Ensino Superior e jovens profissionais até 30 anos concluídos em 2023, e teve como objeto a criação de uma poltrona para uso em espaços interiores

João Queirósvenceu com o projeto “Inclinada”, sobre o qual discorre:

“A forma quadrada invoca simultaneamente uma linguagem conhecida e tradicional do design moderno enquanto provoca um contraste com essa mesma inspiração.

A inclinação da estrutura em conjunto com a construção linear, remete para ideia de dois ângulos retos que deixam de estar perfeitamente alinhados e de formar uma grelha, criando um contraste entre linhas paralelas, ângulos retos, desalinhamento e a ideia de desorganização organizada.

Assim, dinamiza-se o aspeto da poltrona e do espaço, ao mesmo tempo mantendo uma linguagem familiar que usa os materiais, cores e características já conhecidas na lógica produtiva da Adico, que permite que se adeque a vários espaços e os torne mais interessantes.

Torna-se assim numa adição que complementa o portefólio da empresa, que procura inovar pela diferença subtil, mas notável. A ligeira inclinação pressupõe uma posição mais relaxada e descontraída, a qual o corpo humano tem tendência a seguir após estar sentado durante um determinado período de tempo, de modo a acomodar-se melhor. Através dessa inclinação ténue em conjunto com as almofadas volumosas, essa forma de estar é invocada, convidando o utilizador a um momento de relaxamento e descontração, sentando-se num equipamento de elevado conforto dotado de uma textura agradável e luxuosa”.