ESAD.CR

AULAS ABERTAS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS_2023_24
13 DEZEMBRO DE 2023, 17:30H
AUDITÓRIO DO EP.1 – ESAD.CR

O retrato do pai pelo olhar da filha através de um álbum de fotografias. Um diário de uma viagem à volta do mundo nos anos 1970 a partir do Japão. Pai e filha cruzam olhares sobre as memórias das antigas imagens e palavras, partilhando o desejo de as trazer para o presente.

Propõe-se uma breve introdução acerca do trabalho precedente e posterior do realizador, nomeadamente em torno dos filmes Yama no Anata (2011) e Time Takes a Cigarette (2024);
Em seguida haverá uma partilha das inspirações e metodologias de trabalho do processo criativo do filme A Volta ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos, nomeadamente, acerca da escolha do tema e a narrativa do filme; as opções estéticas e formais, no que se refere às fotografias de arquivo e do diário pessoal do narrador, o uso da película e as escolhas musicais e sonoras que compõem o filme; a descrição do processo de realização do filme e o tempo que foi necessário para cada etapa criativa, desde a escrita à gravação da voz-off, filmagens (a forma como se registou a imagem e o som), montagem,  terminando na correcção de cor e misturas de som.

Aya Koretzky

Nasceu em Tóquio, Japão. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e conclui o Mestrado em Cinema na Universidade de Sorbonne Nouvelle, Paris 3.
YAMA NO ANATA estreia em sala em Lisboa e no Porto depois de ter tido estreia internacional no Festival Internacional de Cinema de Roterdão (IFFR) em 2018. O filme recebe vários prémios como Melhor Longa-Metragem nos festivais DocLisboa, em Santa Maria da Feira, em Curitiba e no Panazorean.
A VOLTA AO MUNDO QUANDO TINHAS 30 ANOS recebe o prémio Bright Future no Festival Internacional de Cinema de Roterdão (IFFR), Peter Liechti Prize no Bildrausch Filmfest Basel e prémio Teenage no Festival Porto/Post/Doc.
TIME TAKES A CIGARETTE tem estreia mundial no Festival Porto/Post/Doc em 2024.