ESAD.CR

Pesquisa sobre Corporeidade, Gesto e Expressão na Interpretação Audiovisual

Leyson Ponce Flores

O workshop Pesquisa sobre Corporeidade, Gesto e Expressão na Interpretação Audiovisual permite investigar, experimentar e aprofundar o discurso da interpretação audiovisual a partir de um eixo central que se baseia na corporeidade e criação do personagem biográfico e na relação estética e técnica que podemos integrar como discurso audiovisual.

O mais importante será estabelecer uma ligação entre o teatro e a linguagem audiovisual para produzir pequenos audiovisuais a que chamaremos “videoarte performativa de imagens” sobre cenas e personagens biópticos, construídas no decorrer do curso.

Através de um novo olhar, a câmara registará a sequência física não como apenas um registo, mas como mais um formato artístico, revelando novas perspetivas e leituras audiovisuais sobre o corpo, o movimento, a expressão cénica, a cidade e a câmara.

O professor Leyson Ponce Flores iniciou a sua formação na Venezuela, na Universidade Central de Venezuela, fez estudos avançados na Alemanha, em Interpretação e Composição Coreográfica em Dança Contemporânea na Universidade Folkwang de Artes, em Essen. Continuou os seus estudos em Espanha com dois mestrados (Mestrado em Estudos Avançados em Filosofia pela Universidade de Salamanca e Mestrado em Gestão, Políticas Culturais e Desenvolvimento pela Universidade De Girona). Concluiu o Doutoramento em Filosofia – Estética e Teorias da Arte pela Universidade de Salamanca.

Tem desenvolvido a sua atividade docente na Universidade Antonio de Nebrija em Madrid, no Centro Universitário de Las Artes TAI, associado à Universidade Rey Juan Carlos de Madrid e na Universidade Nacional Experimental de las Artes, UNEARTE, Caracas, Venezuela.

Mantém intensa atividade coreográfica em diversos países europeus e americanos e também Israel e Coreia do Sul.

Recebeu diversos prémios, distinções e menções honrosas.