ESAD.CR

WORKSHOP
5 DE JANEIRO DE 2024, 9:30H
SALA 50 DO EP.1 – ESAD.CR

Através da construção de uma “árvore genealógica do design” os participantes são convidados para uma viagem introspectiva pelas suas referências – designers, movimentos, filmes, livros, música, experiências, histórias ou narrativas – que influenciam o seu trabalho como futuros designers. Através deste mapeamento, propõe-se uma reflexão sobre a diversidade e o modo como raça, género, classe e outras interssecionalidades surgem como camadas que se relacionam com o design. O workshop, coordenado por Susana e Francisco e Denise Santos tomará como ponto de partida as suas investigações no âmbito do Mestrado em Design Gráfico da ESAD.CR

Susana Francisco nasceu e cresceu numa pequena aldeia no interior de Portugal. Formou-se em Comunicação e Design Multimédia pela ESEC e ingressou posteriormente no Mestrado em Design Gráfico da ESAD.CR que finalizou com a dissertação “Metamorfose: em busca de um design gráfico queer-feminista”. Em 2021 trabalhou no projeto HeForShe Lisboa, que visa promover a igualdade de género e, em 2019, venceu a competição para criar a identidade visual da Casa do Xisto – A arte para a (d)eficiência. Além disso, tem trabalhado de forma independente ao longo dos últimos 5 anos em projetos de comunicação, design editorial e criação de identidade visual. Recentemente, tem-se interessado em explorar técnicas e materiais que vão para além do ecrã, retornando a processos analógicos e saberes tradicionais e conectando diversos campos do saber com a teoria e prática do design, acreditando que essa abordagem mais política, social e sustentável pode contribuir para a criação de soluções mais criativas e conscientes.

Denise Santos, filha de imigrantes cabo-verdianos, nasceu e vive em Lisboa. Frequentou a Escola António Arroio, onde estudou no curso RPE (Realização Plástica do Espetáculo). Licenciada em Design de Ambientes pela ESAD.CR e atualmente a formar- se no mesmo instituto superior no Mestrado de Design Gráfico. O seu trabalho de projeto “BISNETOS DE CABRAL, A VIAGEM DE UMA DESIGNER” procura investigar questões de identidade através de artefactos de arquivo no contexto cabo-verdiano, sendo esta pesquisa uma reflexão pessoal enquanto mulher negra, considerando uma metodologia autoetnográfica e a experiência coletiva sobre cultura visual e o design gráfico no âmbito político, social e cultural. Nos seus projetos, explora tópicos que desafiam a noção de identidade e design gráfico, incorporando uma abordagem transdisciplinar que considera a interconexão de diferentes áreas e influências culturais e históricas. Entre 2020 e 2021, fez parte da equipa CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração do Migrante) de Outurela/ Carnaxide, estando em contato com a comunidade e prestando serviços de apoio social à mesma. Em 2021, passa a integrar a equipa do Hangar CIA onde é atualmente designer de comunicação e criadora de conteúdos para as redes sociais. Mais recentemente, junta-se ao coletivo FONTE Associação de Intervenção e Difusão Cultural, que tem como objetivo a disseminação de perspetivas negras e experiências cotidianas no contexto global Africano.

Vagas limitadas, inscrição até 03 de janeiro de 2024 através do email  teresa.fradique@ipleiria.pt