Arquivo

ESAD.CR

1. Fruto da Mente – Telheiro do Parque D. Carlos I.
2. Além das Linhas – Silos – Contentor Criativo.
3. Sinestesia – Museu Barata Feyo.
4. Condenável ou Contornável? – Igreja do Espírito Santo.
5. Grito – Casa da Mãe Joana

5 Exposições sobre o Limite

Estudantes da Opção Livre “Espaços Expositivos”

Um limite pode ser um fim, uma fronteira, uma condição. Uma linha que define, contém, confina, possibilita. No contexto de uma coleção, o que define o que entra e o que sai? Que linha é essa?
É, à partida, um convite para desenhar e expor o que por norma fica antes, atrás, invisível: os critérios ou as regras que definem o fora e o dentro.

Dizer que este exercício teve um Tema-Limite, é quase como dizer que o Tema era Livre. Mas para se ser livre é preciso conhecer as condições. Sem o conhecimento do que nos condiciona, não saberemos tão-pouco o que nos liberta. Este exercício teve um deadline, um espaço expositivo e outros limites à partida.

E que outras linhas de contenção houve para cada um dos coletivos de estudantes?
E como foram tornados visíveis, desenhados e expostos esses limites?
O limite tanto determina o fim como a possibilidade de começar.

Dia 10 de janeiro às 15h00 estarão expostas, em diferentes espaços da cidade das Caldas da Rainha, as 5 propostas sobre o Tema Limite dos coletivos multidisciplinares de estudantes da ESAD.CR dos cursos de licenciatura em Design Industrial, Design de Espaços, Design Gráfico e Multimedia, Som e Imagem e Programação e Produção Cultural, trabalhadas no âmbito da UC de Espaços Expositivos, entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.


Fruto da Mente

Beatriz Silva (DI), Booz Garcia (DI), Luna Godinha (DE) e Margarida Esteves (DGM)

EXPOSIÇÃO
DE 8 A 10 DE JANEIRO DE 2024 – (7H – 22H)
TELHEIRO DO PARQUE D. CARLOS I, CALDAS DA RAINHA

A nossa mente pode ser comparada com uma árvore. Os nossos sonhos e objetivos podem dar frutos se nos esforçarmos para os alcançar. Mas ao mesmo tempo podemos deixar que as nossas próprias raízes (ex. inseguranças e medos) sufoquem as nossas ambições e criem um limite ao seu desenvolvimento.
Trabalho realizado por: Ana Beatriz Silva, Booz García, Margarida Esteves e Luna Godinho.
A exposição realizar-se-á no Telheiro do Parque Dom Carlos I, das 7:00h até ás 22:00H de 8 de janeiro a 10 de janeiro.


Além das Linhas

Beatriz Monteverde (PPC), Fábio Costa (PPC), JP SIlva (DGM), Mariana Lucas (DE) e Samantha Peña (DE)

EXPOSIÇÃO
DE 8 A 10 DE JANEIRO DE 2024 – (10H – 17H)
SILOS – CONTENTOR – CRIATIVO, CALDAS DA RAINHA

É do entendimento geral que a liberdade artística aparenta ter poucos, ou até nenhuns, limites. No entanto, ao debruçarmo-nos realmente sobre a questão, começamos a notar que desde a nossa infância somos condicionados a seguir diversas regras ao criar arte, como pintar dentro das linhas, definir margens para o desenho ou desenhar caras de forma simétrica, todas estas normas evoluem ao longo dos anos, e acabam por se tornar em regras de anatomia e noções de perspectiva, regras que não definem de forma nenhuma o que é e o que não é arte, mas que são utilizadas para nos avaliar ao longo do nosso percurso académico.

Esta exposição propõe-se a colocar essas regras em causa, ao colocar lado a lado trabalhos de crianças, adolescentes e jovens adultos em contexto de aula e feitos livremente, e deixamos ao espectador a possibilidade de se questionar sobre estas regras,  da influência das mesmas na produção artística e do abandono da arte por muitos jovens.



Sinestesia

Alicia Costa (PPC), Carolina Lucas (DI), Diogo Nobre (DI), Inês Mota (DE) e Nyx Braz (PPC)

EXPOSIÇÃO
10 DE JANEIRO DE 2024 – (9H -12H30 E 14H-17H30)
INAUGURAÇÃO: 10 DE JANEIRO ÀS 15H00
MUSEU BARATA FEIO, CALDAS DA RAINHA

A exposição com o título Sinestesia, ir-se-á realizar durante o dia 10 de janeiro no Museu Barata Feyo por alunos das licenciaturas de Design de Espaços, Design Industrial e Programação e Produção Cultural da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), e pretende tratar o tema dos limites da exploração da sinestesia através dos sentidos humanos tais como a visão, o olfato, a audição e o tato. Serão expostos com elementos gráficos, odoríferos, sonoros e outros texturizados. Com isto pretende-se ativar e explorar a interpretação individual de uma melodia contínua no espaço associando-a aos elementos mencionados, de forma a que a experiência de cada um que seja imersiva. Este evento irá contar ainda com uma breve introdução por parte dos organizadores agendada para as 15h.


Condenável ou Contornável?
Onde é que desenhas o teu limite?

Inês Nunes (DGM), Lara Bregieiro (DE), João Santiago (DI), Maria Stoer (PPC) e Rita Baleia (PPC)

EXPOSIÇÃO
10 DE JANEIRO DE 2024 – (15H – 18H)
IGREJA DO ESPÍRITO SANTO – LARGO JOÃO DE DEUS, CALDAS DA RAINHA

Uma exposição provocativa e participativa, que convida todos a mergulhar num debate sobre os limites da violência. É justificável? Até que ponto?
Através de expressões artísticas variadas e notícias que abordam a presença da violência, os próprios espectadores são desafiados a tirar conclusões para determinar quem é a vítima e quem é o culpado.

Estudantes da Unidade Curricular de Espaços Expositivos foram desafiados a trabalhar o tema “limite” de forma abrangente, explorando um limite à sua escolha. Considerando que a violência é um dos problemas mais amplamente reconhecidos ao longo da história, alguns dos estudantes optaram por testar o seu limite através desta exposição e da participação do público.


Grito

Eduardo Almeida (DE), Mariana Silva (DGM), Marta Oliveira (PPC), Miguel Conceição (SI) e Rita Henriques (DE)

EXPOSIÇÃO
DE 11 A 31 JANEIRO DE 2024 – (14H -20H EXCETO TERÇAS)
INAUGURAÇÃO: 10 DE JANEIRO ÀS 19H00
CASA DA MÃE JOANA – TRAVESSA INFANTE D. HENRIQUE, CALDAS DA RAINHA

Grito é uma exposição que mergulha no tema da xenofobia que ainda hoje se revela um tabu em muitos contextos, co-produzida por alunos da ESAD das Caldas da Rainha, juntamente com a Associação Casa Mãe Joana.

A inauguração é dia 10 de janeiro às 1 horas, conta com comes e bebes e uma conversa moderada pelo Eduardo Almeida.