ESAD.CR

AULA ABERTA
10 DE JANEIRO DE 2024, 9H30
SALA 54 DO EP.1 – ESAD.CR

O arqueólogo Pedro Cura irá ensinar a fabricar instrumentos/ferramentas líticas (pedra), com gestos e técnicas pré-históricas, mostrará também de modo prático técnicas de processamento de alimentos, e de construção de estruturas de combustão do mesmo período. A descobertas dos gestos e técnicas usadas por humanos para produzir artefactos no passado é feita no seio de ramos da arqueologia que desenvolvem processos experimentais, onde através de tentativa e erro se vão testando hipóteses. Esta arqueologia experimental, como grande parte do trabalho arqueológico, é sobre design, o verbo, ou seja, é sobre concepção humana.

Pedro Cura
Nascido a 1980, ingressa em 1991 na Associação “Núcleo de Arqueologia de Vila Nova da Barquinha” e inicia os primeiros passos no talhe de Industria Lítica Pré-histórica em 1996. Entre 1997 e 2000 tira o curso de Assistente de Arqueólogo, na escola Profissional de Arqueologia do Freixo, Marco de Canaveses. Em 2004 inicia trabalhos no Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e ITM (Instituto Terra e Memória), sendo até hoje responsável pela serviços de Socialização do Conhecimento, com o Projeto Andakatu. Desde 2005 que desenvolve um intenso trabalho de experimentação, na procura de gestos e técnicas da Pré-história, na Unidade de Investigação do Quaternário e Pré-história do ITM, membro do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra. Tendo já co-autoria em vários artigos publicados na área da experimentação lítica. Na Unidade de Investigação tem vindo a desenvolver também projectos de investigação na área da alimentação, nomeadamente técnicas de processamento de alimentos, estruturas de combustão, pintura e gravura rupestre, metalurgia (proto-histórica) e estruturas habitacionais pré-históricas. Foi aluno no Instituto Politécnico de Tomar no Curso de Gestão do Território. Desde de 2015 é proprietário da Marca Registada Prehistoriskills, promotora de atividades relacionadas com a Pré-história a nível Nacional e Internacional.