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ESAD.CR

Aula Aberta

Pedro Mexia

AULA ABERTA
10 DE JANEIRO DE 2024, 18H00
AUDITÓRIO DO EP.1 – ESAD.CR


Numa aula aberta de Pedro Mexia (1972), o escritor, poeta, cronista, editor e crítico literário explorará, no âmbito das suas actividades profissionais e na condição de leitor, ouvinte e espectador, as diferentes acepcões do conceito de cultura. Experiência, teoria, objecto cultural, objecto artístico serão alguma das noções evocadas nesta sessão.

A aula decorrerá no Auditório do EP1, às 18h00, no dia 10 de Janeiro de 2024 e insere.se no programa da Unidade de Curricular de Cultura Contemporânea do Mestrado de Gestão Cultural.

Pedro Mexia nasceu em Lisboa, em 1972. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica. Escreveu crítica literária e crónicas para os jornais Diário de Notícias e Público, sendo atualmente colaborador do semanário Expresso. É um dos membros do Governo Sombra (TSF / TVI24). Foi subdiretor e diretor interino da Cinemateca Portuguesa. Publicou seis livros de poesia, antologiados em Menos por Menos (2011), a que se seguiu Uma Vez Que Tudo se Perdeu (2015) e a seleção pessoal de Poemas Escolhidos (2018). Editou os volumes de diários Fora do Mundo (2004), Prova de Vida (2007), Estado Civil (2009), Lei Seca (2014) e Malparado (2017), e as coletâneas de crónicas Primeira Pessoa (2006), Nada de Melancolia (2008), As Vidas dos Outros (2010), O Mundo dos Vivos (2012), Cinemateca (2013), Biblioteca (2015) e Lá Fora (2018, Grande Prémio de Crónica APE). No Brasil, saíram Queria mais é que chovesse (crónicas, 2015) e Contratempo (poesia, 2016). Organizou um volume de ensaios de Agustina Bessa-Luís, Contemplação Carinhosa da Angústia; a antologia Verbo: Deus como Interrogação na Poesia Portuguesa [com José Tolentino Mendonça]; O Homem Fatal, crónicas escolhidas de Nelson Rodrigues; e Nada Tem já Encanto, antologia poética de Rui Knopfli. Traduziu Robert Bresson, Tom Stoppard, Hugo Williams e Martin Crimp. Coordena a coleção de poesia da Tinta-da-china. Em 2015 e 2016 integrou o júri do Prémio Camões.