Arquivo

ESAD.CR

Educação em Museus

Estela Baptista Costa e Raquel S. Pereira

AULA ABERTA
12 DE JANEIRO DE 2024, 14H30
SALA 44 DO EP.1 – ESAD.CR

GRAVURAR EM MUSEUS. ONDE A ARTE É EDUCAÇÃO, por Estela Baptista Costa
O Serviço de Mediação Cultural dos Museus é transversal a toda a sua programação e fundamental na educação dos públicos. Dinamizar e facilitar a interpretação das coleções de arte e apelar à criatividade e participação de crianças e jovens tem sido a prática de Estela Baptista Costa, artista plástica formada na ESAD, nos múltiplos projetos educativos que vem desenvolvendo em museus e escolas, sobre os quais vem conversar, entre os quais o “Gravurinha Box”.

MUSEU DE BENAVENTE. EDUCAR NUM MUSEU DE TERRITÓRIO, por Raquel S. Pereira
No Núcleo Museológico Agrícola de Benavente, o programa educativo visa “pensar e sentir o Museu como um espaço agregador, multicultural, de participação ativa e com uma capacidade transformadora”. É sobre alguns dos espaços e projetos deste Museu, baseados na expressão artística e plástica para crianças e famílias e na relação com a comunidade local, que Raquel S. Pereira desenvolve o seu trabalho de mediação cultural no Museu Municipal de Benavente. Durante mais de 20 anos desenvolveu atividades artísticas para crianças em ambiente escolar e noutras instituições. É sobre estes temas e sobre o trabalho em educação artística que nos vem falar.


ESTELA BAPTISTA COSTA (n. Caldas da Rainha, 1975), mestranda em Educação Artística na Escola Superior de Educação de Lisboa. É licenciada em Artes Plásticas na ESAD.CR. Concluiu o Curso deIlustração Infantil do CITEN (Fundação Calouste Gulbenkian). Foi assistente de Bartolomeu Cid dos Santos (1999 e 2003), no desenvolvimento de cursos de gravura. Trabalhou no Museu de José Malhoa, na área da Animação Cultural, e realizou a ilustração do seu Roteiro Juvenil. Atualmente, dinamiza o “Espaço Gravurar” no Museu Municipal de Benavente. A convidada vem apresentar vários dos projetos educativos que tem dinamizado em vários museus, no domínio das artes plásticas e com vários públicos.

RAQUEL S. PEREIRA (n. 1975) é natural de Samora Correia e licenciada em Artes Plásticas pela ESAD.CR desde 2001. Antes da ESAD, estudou Artes Gráficas na Escola Superior de Tomar e, depois de concluir o curso de artes plásticas, fez formações em Arte Terapia e Educação pela Arte. Durante mais de duas décadas mediou atividades artísticas com crianças e jovens, e jovens e adultos com necessidades especiais no Centro de Recuperação Infantil Benavente (CRIB). Atualmente, é Técnica Superior no Museu Municipal de Benavente, onde desenvolve projetos expositivos, programação do Serviço Educativo e mediação com os públicos no Núcleo Museológico Agrícola, Espaço Arriscart.


https://www.facebook.com/estelabaptistacosta.ebc/

https://youtu.be/fLtJd87d6TE

www.museu.cm-benavente.pt

https://museubenavente.blogspot.com

https://www.facebook.com/museubenavente

https://www.instagram.com/museubenavente/