Arquivo

ESAD.CR

A ESAD.CR no “Mundo lusófono — a pronúncia da mulher no design de produto”

Ana Fatia, Catarina Camelo, Eneida Lombe Tavares, Francisca Costa, Francisca Maria Branco, Mafalda Matos, Margarida Lopes Pereira, Maria Carnall, Rita de Almeida Martins, Rita Frutuoso, Sara Baptista da Silva, Sofia Venâncio, Tânia Lopes Martins

São parte integrante do projeto “portuguese design”, curado por Daniel Vieira.
O projeto é descrito como uma plataforma que constrói uma estória com designers de produto.

https://www.instagram.com/p/CuPT5Hnsld_/


Ana Fatia

é uma designer industrial licenciada pela ESAD das Caldas da Rainha. Sediada entre Lisboa e Shanghai, foi considerada uma das 150 jovens designers mais promissoras e talentosas do mundo, pelo Salone Satellite na Milano Design Week e pelo “Now! Le off” na Paris Design Week.

https://www.instagram.com/anafatia/


Catarina Camelo

joalheira residente no Porto. Formada em Design de Produto na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e em joalharia na escola profissional Engenho & Arte.

https://www.instagram.com/catarina_camelo/


Eneida Lombe Tavares

natural do Barreiro, é formada em Design de Produto pela ESAD.CR. Vive e trabalha nas Caldas da Rainha em atelier próprio. Participou em diversas exposições colectivas pela Europa, Brasil e Cabo Verde.

https://www.instagram.com/eneidalombetavares/


Francisca Costa

é uma recente designer portuguesa formada em Design Industrial pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Natural do Ribatejo, vive e cresceu em Rio Maior apesar da sua vida estar focada na área de Lisboa por estar a terminar um mestrado em Design de Produto na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

https://www.instagram.com/franciscavcosta_/


Francisca Maria Branco

1992, portuense com raízes transmontanas e minhotas. Fez formação em Joalharia, na Escola Artística Soares dos Reis, em 2010, licenciatura em Design de Cerâmica e Vidro, em 2013, e mestrado em Design de Produto, 2017, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

https://www.instagram.com/franciscabranco/


Mafalda Matos

formou-se em Design de Equipamento na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 2014, e tornou-se mestre em Design de Produto pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha em 2017. Fez Erasmus na Nuova Accademia di Belli Arti em Milão durante a licenciatura, em 2019/2020 frequentou uma pós-Graduação em Curadoria de Arte na Universidade NOVA – FCSH. Interessa-se por assuntos como a memória, o arquivo e o estudo da relação humana com o espaço e com o objecto, abordando estas questões por via de práticas artísticas diversas. A utilização da cor, a composição visual, o têxtil e a fotografia são também linguagens estruturais no seu trabalho. Gosta de integrar projectos que façam as ideias acontecer – principalmente em equipa, ou projectos comunitários.

https://www.instagram.com/amafaldamatos/


Margarida Lopes Pereira

é designer de produto. O seu trabalho foca-se no contexto doméstico – escala, objectos e materiais do nosso cotidiano -, assim como na exploração de técnicas artesanais, aplicadas em novos contextos. Pretende desafiar a nossa expectativa visual e questionar o futuro dos objectos que criamos.

https://www.instagram.com/margaridalpereira/


Maria Carnall

é uma designer de produto Licenciada nas Belas Artes de Lisboa e Mestrada na Esad nas Caldas da Rainha. As temporadas passadas na ESAD Paris e na PoliMilano, tornaram evidente o seu interesse por gastronomia e hospitalidade. A curiosidade sobre a utilização da comida como uma ferramenta de conexão com o outro nasceu assim, entre descobrir outras cozinhas e servir à mesa. Desenvolveu um carinho especial pelo design no contexto da gastronomia.

https://www.instagram.com/mariacarnall/


Rita Frutuoso

é licenciada em Design com especialização em tecnologias para cerâmica pela ESAD.CR das Caldas da Rainha. Atualmente, ocupa o cargo de Técnica Superior na mesma instituição, oferecendo suporte a projetos de cerâmica e vidro. Paralelamente, desenvolve seu trabalho artístico e participa em exposições e formações, nacionais e internacionais.

https://www.instagram.com/ritafrutuosoo/


Rita de Almeida Martins

mestrado em design de produto pela ESAD, Caldas da Rainha, conta com um percurso profissional no campo das artes visuais e produção cultural. Depois de viver e trabalhar no estrangeiro, regressa a Portugal e co-abre uma livraria.

https://www.instagram.com/arita__amartins/


Sara Baptista da Silva

é uma designer industrial portuguesa, mestre em design de produto, graus concluídos na ESAD.CR, compromete-se a desenhar produtos únicos, focados na funcionalidade, na utilização de recursos naturais de forma eco- consciente e na investigação de novos materiais e técnicas de produção. Estudou na UNIBZ em Bolzano – Itália, onde teve a oportunidade de ser aluna de Francesco Faccin e Secil Ugur Yavuz.

https://www.instagram.com/olhojdagua/


Sofia Venâncio

é formada em design industrial na ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, onde atualmente desenvolve a tese de mestrado em Design de Produto. Dedica-se à matéria cerâmica por via de estudos no Ar.co – Centro de Arte & Comunicação Visual (Almada) e no Cencal (Caldas da Rainha), sendo a sua área de investigação a temática dos jogos. Inspira-se em piões, labirintos e tabuleiros de jogo no desenvolvimento das suas peças cerâmicas e cria objetos do dia a dia em cerâmica numa abordagem lúdica e interativa.

https://www.instagram.com/sofiabvenancio/


Tânia Lopes Martins

natural do Porto, formou-se na ESAD.CR, onde se licenciou em Design Industrial e obteve o seu mestrado em Design de Produto. Viveu e estudou na cidade do Recife (Brasil). Trabalhou em vários estúdios de design, como a Toyno em Lisboa e a Vicara nas Caldas da Rainha.

https://www.instagram.com/tania_lopesmartins/