Arquivo

ESAD.CR

JORNAL, if it walks like a duck and it talks like a duck it’s a duck

CHAMADA DE TRABALHOS : REVISÃO POR PARES

JORNAL, if it walks like a duck and it talks like a duck it’s a duck é uma publicação periódica dedicada aos livros de artista e à edição independente. Visa divulgar a produção científica acerca do que designamos como edição de autor, e fomentar a colaboração entre artistas, editores e investigadores, estudantes e professores, que produzam ou que se debrucem sobre estes objectos, ou que estudem assuntos afins.  A origem de Jornal, If it walks like a duck and it talks like a duck it’s a duck tem como referência dois projectos editoriais desenvolvidos por escolas de referência, como o Journal of Artists’ Books[1] (ed. Columbia College Chicago) e Sans Niveau Ni Metre[2] (Cabinet du Livre d’Artiste/Universidade Rennes 2).

https://www.jornalitsaduck.pt/

TEMA DA CHAMADA DE TRABALHOS: 

São aceites ensaios livres que arrisquem interrogar e pensar sobre poesia visual contemporânea. Também serão considerados textos que apresentem projetos artísticos ou editoriais relacionados com poesia visual, concreta, experimental no que confluem e nas mínimas diferenças entre estas designações.  
Ulisses Carrión vai afirmar que um livro não é um mostruário de palavras, nem um saco de palavras  (trad. Amir Brito Cadôr Ed. C/Arte).  Em A Proposição 2.01, Poesia Experimental (ed. Ulisseia, 1965), E. M. de Melo e Castro diz que na Poesia experimental entra-se em contacto directo com o leitor-espectador através de objectos, cartazes, intervenções, acções públicas, máquinas, etc., etc. 

Para este sexto número do Jornal lançamos algumas perguntas: 

Ver ou ler?  Ver em silêncio ou ler em voz alta? Derivamos das imagens para a escrita ou das palavras para as imagens? E este desenho, anguloso ou redondo das palavras manuscritas, que tanto revela dos nossos humores? 

Os/as interessados/as devem consultar as diretrizes para submissão

jornal.itsaduck@gmail.com

CALENDÁRIO: 

30 de Janeiro 2024 – Prazo para entrega de artigos. 
Fevereiro 2024 – comunicação dos artigos selecionados
Final do mês de Março 2024 – lançamento do jornal.