ESAD.CR

VISITA
5 E 6 FEVEREIRO DE 2024
ESAD.CR

No âmbito do projeto Mymachine os alunos do 1º Ciclo das Escolas de Óbidos visitam a ESAD.CR para aprovarem os desenhos técnicos que vão orientar a construção das máquinas por si concebidas. Esta visita sucede à realizada no passado mês de Novembro pelos alunos da Licenciatura em Design Industrial Luisa Fernandes, Diogo Nobre, João Santiago e Pedro Calado, que estiveram no Complexo Escolar do Furadouro, no Complexo Escolar dos Arcos e no Complexo Escolar do Alvito. Nessa ocasião as crianças do primeiro ano realizaram desenhos da sua máquina de sonho, desenhos esses que orientaram os trabalhos entretanto realizados e que agora serão apresentados. “O MyMachine é um programa educativo que surgiu em Kortrijk (Bélgica), com o objetivo de trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, identificar problemas ou necessidades e depois, dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse desafio. Reconhecido mundialmente por instituições como as Nações Unidas ou a Fundação Hundred, a MyMachine Global Foundation tem assumido o compromisso de promover um maior número de regiões no mundo onde o projeto é desenvolvido, com parceiros que tragam valor acrescentado aos princípios do programa e, que respeitem a metodologia das três etapas. Atualmente, o programa está a ser desenvolvido na Bélgica, Espanha, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Noruega, Croácia, Kosovo, México, África do Sul e Estados Unidos da América.

No passado dia 21 de Novembro os alunos da Licenciatura em Design Industrial Luisa Fernandes, Diogo Nobre, João Santiago e Pedro Calado estiveram no Complexo Escolar do Furadouro no âmbito do projeto Mymachine, encerrando assim o ciclo de visitas que tinham iniciado no Complexo Escolar dos Arcos e no Complexo Escolar do Alvito.
As crianças do primeiro ano desta escola de Óbidos desenharam numa folha A4 a sua máquina de sonho. Por sua vez, os alunos da ESDA.cr colaboraram no processo de apresentação e seleção, antevendo já a fase de construção da máquina escolhida.
Os trabalhos estão já em curso e em breve receberemos a visita destas crianças no nosso campus.

“ O MyMachine é um programa educativo que surgiu em Kortrijk (Bélgica), com o objetivo de trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, identificar problemas ou necessidades e depois, dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse desafio.
1ª Etapa (Ideia) – Jardim de Infância/Ensino Básico – As crianças/alunos da educação pré-escolar ou do ensino básico desenham a sua “máquina de sonho”. O principal critério é que a máquina seja relevante para a criança ou para o grupo de alunos/turma.
2ª Etapa (Design) – Ensino Universitário – Nesta etapa, os alunos do ensino universitário traduzem o desenho da criança, num desenho técnico, propondo várias soluções para a construção da máquina. Esta etapa é desenvolvida em permanente diálogo com as crianças que deverão acompanhar todo o processo e aprovar a melhor solução.
3 ª Etapa (Construção) – Ensino Vocacional/Profissional/Outras organizações – Nesta última fase, os desenhos técnicos são entregues às escolas do ensino profissional ou a outras organizações com recursos especializados de acordo com as características da máquina.”