ESAD.CR

A falta que a noite nos faz

Cartazes para concertos imaginados

EXPOSIÇÃO
DE 02 A 23 DE FEVEREIRO DE 2024 – (10H -13H30 | 14H – 16H)
ENCERRA AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS
GALERIA DE EXPOSIÇÕES, PISO1 – ESPAÇO DE TURISMO DAS CALDAS DA RAINHA

O cartaz tem um lugar muito especial na tradição artística. Se alguns fizeram dele o seu objecto predilecto (Toulouse-Lautrec, Muscoso ou Milton Glaser), outros não o dispensavam no seu corpo de trabalho. Bruno Munari dizia que talvez o mais eficaz cartaz de sempre seria a bandeira do Japão, pela economia de meios e eficácia da mensagem – todos sabemos alguma coisa sobre a simbologia daquele círculo vermelho.

Esta pequena mostra reúne uma selecção de quatro anos de cartazes para concertos imaginados, produzidos nas oficinas de gravura e serigrafia da ESAD.CR, por alunos de Design Gráfico e Multimédia, nas Caldas da Rainha.

A produção, no âmbito da cadeira Meios de Impressão, começou em plena pandemia, projectando num futuro próximo imaginado a ideia de fuga ao novo real cinzento de então. Tentava-se na altura cumprir dois preceitos essenciais: manter o espírito pensante e o ânimo criativo.  Estando quase todos nós nessa altura vedados às possibilidades normais da existência, a criação de cartazes para acontecimentos imaginados carregava, julgamos, um pouco mais de esperança nesses tempos.

Pedia-se o formato de 50cmx70cm – e a utilização de apenas duas cores. Pelo imediatismo, e pelo formato pedido, a serigrafia foi a técnica mais utilizada, mas houve também linogravura, xilogravura e ponta-seca.  Houve bandas mainstream a tocar em casa de pessoas amigas, ou bandas inexistentes a tocar em locais impossíveis: conjugações quiméricas próprias do sonho e da invenção.

Os processos criativos foram sendo trabalhados até uma certa predominância do desenho, projectando através dele a linguagem directa do objecto cartaz: sedução, encanto e magnetismo.

Hoje, acabada aquela epidemia, e sabendo que em grande parte, a noite é sempre mais sedutora que o dia, o projecto continua. Se entretanto perguntarem pela noite, ela mudou de rosto, travestiu-se na sua própria escuridão. Mas estes múltiplos, feitos por gente que ainda a sonha, continuam a tentam salvar-lhe a expressão e o brilho.

A falta que a noite nos faz

EXPOSIÇÃO
DE 08 A 12 DE JANEIRO DE 2024 – 10:00 > 17:30
OFICINA DE GRAVURA, EP.1 – ESAD.CR

Exposição final de cartazes impressos em técnicas disponíveis nas oficinas de gravura e serigrafia, a partir do projecto semestral da unidade curricular Meios de Impressão I, em formato 50cmx70cm, parte integrante da avaliação final da mesma cadeira.

A proposta associa uma possibilidade real de projecto de comunicação, através do formato cartaz, abordando o desafio de promover um concerto real de um artista de música, escolhido previamente pelos alunos, e a concepção e composição de um objecto gráfico particular na história da Arte.