ESAD.CR

AULA ABERTA
26 DE FEVEREIRO DE 2024, 10:30H
SALA 26 DO EP1

O designer tem a responsabilidade de desenvolver soluções que contribuam para um consumo mais sustentável. Uma das estratégias de Design para a Sustentabilidade (DfS) assenta no prolongamento do tempo de utilização de um produto. Não basta, no entanto,  desenvolver produtos cujos materiais tenham uma grande longevidade, pois estes podem deixar de ser necessários ao longo do tempo e tornar-se obsoletos.

O Design para a Adaptabilidade (DfA) é uma abordagem projetual que propõem a adoção de estratégias que promovam a adaptação de um determinado produto às necessidades do utilizador ao longo do tempo. As Necessidades podem variar em três dimensões: i) a funcional, a ii) cultural e a iii) tecnológica. Propõem-se nesta sessão, expor a abordagem de DfA enquanto estratégia de pensamento projetual, procurando lançar à comunidade «esadiana» o desafio de interpretação e especulação de ritmos de uso, em diferentes contextos.

Fica o convite da licenciatura em Design de Espaços.

Workshop Design for Adaptability, a perpective of future needs.

Rute Gomes

WORKSHOP
26 DE FEVEREIRO DE 2024, 14:30H – 17H30
01 DE MARÇO DE 2024, 10:00H – 13H00
04 DE MARÇO DE 2024, 10:00H – 17H30
SALA 26 DO EP1

Esta é a segunda edição dos Workshops Design for Adaptability, a perspective of future needs, entre as duas entidades intervenientes e organizados conjuntamente pela Investigadora Auxiliar Rute Gomes (FAUL – Departamento de Design) e a Professora Adjunta Célia Gomes (ESAD.CR – Licenciatura em Design de Espaços). Pretende-se fomentar junto de alunos de Design metodologias projetuais que promovam soluções enquadradas na temática do Design para a Adaptabilidade, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental e de uso de espaço, ao longo do tempo. Pretende-se que os alunos adquiram competências reflexivas, bem como ferramentas criativas, que os ajudem a questionar contextos presentes e futuros, aquando do desenvolvimento de projeto. Sublinha-se que o objetivo de fomentar práticas de projeto mais sustentável, está enquadrado nos Programas desenvolvidos nos cursos de licenciatura em Design de Espaços e Design de Produto da ESAD.CR e FAUL, respetivamente.
Cada workshop consiste em três sessões presenciais. O número de alunos deverá ser entre 15 e 25. A duração em período de contacto é de 12 horas.

Rute Gomes é Investigadora em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL) desde 2019, com o projeto Design de Mobiliário para um uso flexível de habitações. Sobre o mesmo tema é PI para o Projeto Embrião SEED e prossegue um estudo de pós-doutoramento (FAUL). É doutorada em Design (FAUL – 2017), mestre em Design Products pelo Royal College of Arts (RCA – 2004) e licenciada em Artes pela Escola Superior de Artes e Design Caldas da Rainha (ESAD-CR – 2001) pelo Politécnico de Leirias. Lecionou de 2005 a 2009 na licenciatura de Design e Desenvolvimento de Produto na Escola Tecnológica de Abrantes (ESTA) do Politécnico de Tomar; de 2006 a 2010 na licenciatura de Design de Produto e Tecnologia na Escola Superior de Aveiro Norte (ESAN) pela Universidade de Aveiro; como professor auxiliar na Universidade Lusíada Norte (2017/8). Foi professor auxiliar no IADE -European University e coordenadora do programa de mestrado em Design Management (2018/9). Desde 2019, colabora lecionando na Licenciatura em Design (FAUL). Foi Júri de várias teses de mestrado em Design. Orientou várias teses de mestrado em Design. Integrou o Júri do Concurso Interfer Universidades. Desenvolveu trabalho para vários clientes como TAP ME, ICNB, Atelier de Santos- Arquitetura, Microsoft/Burel ou CTT. O mestrado foi financiado pela Fundação Gulbenkian (FCG) e o doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Teve o seu trabalho exposto em vários espaços, como o London Design Museum ou na Experimenta Design, entre outros. O seu emprego é financiado pelo CEECind (FCT). Ganhou o Prémio Ruth Drew (2004), para a inovação e excelência (RCA). Ganhou o Prémio Gulbenkian no Concurso PT Jovem Designer (2001).