ESAD.CR

O objeto como mediador de relações/proximidade entre pessoas

Soraia Teixeira

AULA ABERTA
26 DE FEVEREIRO DE 2024, 15:00H
SALA G EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA

Nesta aula aberta a designer Soraia Teixeira fará uma apresentação da sua prática, onde tem proposto e questionado dispositivos de natureza performativa, para espaço privado e espaço público, que promovem novos hábitos e novas relações com o corpo individual e social. Falar-nos-á também do projeto de investigação que desenvolve atualmente na EINA – Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona e UAB – Universitàt Autónoma de Barcelona, no programa doutoral de Investigación en Diseño y Arte.

Soraia Teixeira
Designer com prática independente na cidade do Porto. Com mestrado em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (2016) e licenciatura em Design Industrial do Politécnico do Porto (2012). A sua formação académica prossegue agora no EINA – Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona e UAB – Universitàt Autónoma de Barcelona, no programa doutoral de Investigación en Diseño y Arte onde desenvolve um projeto de tese que investiga a relação dos objetos na mediação das relações de proximidade entre pessoas.
Entre 2016 e 2017, trabalhou com o atelier “Ciszak Dalmas” em Madrid. Enquanto designer independente, destacam-se os projetos “Tocar o Lugar Comum” para a editora Vai e Vem (2023); “Public Devices for Therapy” para 5ª Bienal de Design de Istambul (2020); “Devolução” para a Assimagra – Associação de Recursos Naturais Portugueses (2020); “Cestos” e “Tabuleiros” para a RARA – Residência de Design e Artesãos do Festival Walk&Talk Azores (2019); e o projeto “Xia” para a Burel Factory (2017).
Em 2022 e 2023, trabalhou enquanto responsável pelo atelier de Materiais do Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital Magalhães Lemos no Porto, onde mobilizou projetos como “Nós e os Ofícios” e “Idas ao Cinema”; projetos estes que visam a autonomização, capacitação e relação com o exterior de pessoas com doença mental grave. Atualmente, enquanto frequenta o doutoramento e estabelece a sua prática independente de Design, é também professora convidada na licenciatura e no mestrado de Design de Produto da Universidade do Minho.