ESAD.CR

In and Around
Sustentabilidade na produção de artigos de vestuário no Quénia: O caso AfroWema

Tatiana Teixeira (M. SC.)

11 DE MARÇO DE 2024, 14:30H
SALA 10 DO EP1

In and Around é um espaço de partilha e discussão de ideias, experiências e pensamentos relacionados com o design, cerâmica, vidro, arte, cultura, ecologia, tecnologia e outros temas de interesse, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projectos individuais no âmbito da UC de Projeto Final, do curso de Licenciatura, em Design de Produto – Cerâmica e Vidro.

O caso AfroWema
Criada por Tatiana Teixeira, a AfroWema é uma marca de moda ética e sustentável nascida em Kibera (Quénia), o maior bairro de lata de África. A marca utiliza materiais locais e técnicas de fabrico tradicionais, ajudando a incentivar os artesãos da comunidade e a criar novos empregos.

Tatiana Teixeira é diplomada em biologia, com experiência em várias áreas da biologia e do marketing, que desde cedo percebeu que uma análise multidisciplinar do mundo aliada a uma capacidade de comunicar para o desenvolvimento a levaria a uma conservação e desenvolvimento mais sustentáveis do planeta. Licenciada em Biologia (Faculdade de Ciências – Universidade do Porto) e com um Mestrado em Biologia e Gestão de Recursos Marinhos (Instituto de Oceanografia, Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa), participou em diversas actividades de investigação, e recentemente realizou um programa executivo em Economia Circular e Estratégias Sustentáveis pela Universidade de Cambrige.