ESAD.CR

MOBILIDADE DOCENTE
11 A 15 DE MARÇO DE 2024
ESAD.CR

A docente Marcelina Ribeiro, em representação da Universidade de Luanda, Faculdade de Artes, departamento de Teatro, no período de 11 a 15 de março, realizou a sua Mobilidade Académica na República Portuguesa, apoiada pelo programa Procultura+ e Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Tem como companheira de trabalho/mobilidade a professora Maria Gil da ESAD.CR.

A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha foi o local que a acolheu para trocas de experiências sobre as práticas pedagógicas, permitindo participar na aula de corpo lecionada pelo Professor Pedro Ramos e dando possibilidade de lecionar as Unidades Curriculares de Voz, Encenação, Interpretação e Projeto Teatral.

“A aula de corpo foi direcionada à qualidade de movimento, de modo a permitir ao estudante explorar vários movimentos, facilitando a criação, de forma orgânica e consciente, para evitar movimentos mecânicos no seu processo e nas suas apresentações. Não trabalhar na totalidade foi a orientação, deixar os movimentos fluírem sem a necessidade de esforços (Estudantes do 1.º ano).

A aula de interpretação dos estudantes do 1.º ano tem como Professora da UC Sofia Cabrita. A exploração dos órgãos de sentidos, a realização de exercícios de concentração e imaginação levaram os estudantes à busca do estado criativo.

Aula de voz, 1.º ano, Professora Ana Sacramento, a preparação vocal permitindo a resistência e o domínio da técnica vocal, de forma a facilitar a utilização da voz, tendo em conta elementos essenciais como a respiração, articulação e a projeção vocal.

Encenação 2.º ano, Professor Martim Pedroso: a interação com os estudantes e o Professor foi interessante, Através do filme “Cenas da Vida Conjugal” de Ingmar Bergman, os estudantes escolheram cenas, que serão adaptadas por eles. Ouvi as propostas das montagens das cenas que serão dirigidas pelos mesmos, permitindo-me dialogar com os mesmos e dar alguns contributos para os seus trabalhos.

Em Projeto Teatral foi possível o contacto com 2 Professores, Guilherme Mendonça e Maria Gil, realçar que o grupo está dividido em 2, foi possível interagir com os estudantes e os Professores, ter conhecimento do trabalho ou das propostas pensadas pelos professores, possibilitando-me dirigir exercícios, propor, partilhar ideias e incentivar os estudantes a entregarem-se de corpo e alma às práticas teatrais”.

O trabalho da Mobilidade vai culminar com um artigo escrito pelas duas Professoras (Maria Gil e Marcelina Ribeiro) pertencentes ao mesmo grupo de trabalho.