ESAD.CR

Cineclube das Caldas da Rainha

5º Ciclo

O Cineclube das Caldas da Rainha abre as suas portas a todos os interessados em cinema da cidade. Com foco em cinema autoral jovem, este cineclube visa promover a acessibilidade à sétima arte e a promoção do cinema português, através de sessões de cinema quinzenais com a participação dos realizadores, deixando fluir uma entrevista, em tom de conversa, no fim de cada sessão.
As sessões decorrem no Auditório EP1 da ESAD.cr, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, mas este projeto não limita esta arte às salas de cinema, levando as suas sessões até cafés, coletivos e até espaços abertos. Nas sessões, todos são bem-vindos a participar, intervir com perguntas, fomentando o interesse e a curiosidade.
Para além de apresentar sessões quinzenais, o Cineclube também prepara exercícios que incentivam ao uso da criatividade e do trabalho em equipa, sempre com o foco de criar e explorar novos meios de expressão e ainda tem mais eventos e atividades planeadas para acontecer ao longo deste ano.
Neste momento, a equipa do cineclube está a trabalhar para tornar todos os seus projetos atuais e futuros acessíveis a toda a comunidade, contando com o seu apoio nesse caminho que está a ser traçado.

Contactos:

e-mail: cineclubedascaldasdarainha@gmail.com

instagram: @cineclubecr

(ENTRADA LIVRE)

1ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português

11/03/2024 – 19H00 – Auditório do Ep1 ESAD.CR

“Silêncios”, Cézar Pedro • 2022 • DOC/EXP • Angola/Portugal • 25′

Sinopse
Uíge, Angola. No interior de um seminário católico português, diferentes formas de silêncio são experimentadas. Um lugar habitado por múltiplas sonoridades e imagens que vagueiam da natureza e meditação até impressões coloniais.
Biografia
Realizador e montador desde 2009 quando se estreou com o filme “Conferência” vencedor do prémio Jovens Criadores. Licenciado da ESMAE, tem trabalho realizado sobretudo na área do cinema documental, experimental, música e teatro. Participou nas Capitais Europeias da Cultura Vilnius e Guimarães com documentários da sua autoria e foi finalista do programa Inov- Art em Moçambique onde produziu e realizou a sua primeira longa-metragem documental “Casa Velha”. É professor em departamentos de Cinema e Multimédia de diversas instituições e encontra-se neste momento a finalizar o mestrado Imagem em Movimento na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa com a curta-metragem “Silêncios”.

2ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português em parceria com o Cineclube do Indie Lisboa

18/03/2024 – 16H30 – Auditório do Ep1 ESAD.CR

“Morte em Agosto”, Bruno Abib • 2023 • FIC • Portugal • 16’

Sinopse
Um acontecimento traumático leva a diferentes formas de reagir entre os membros de um grupo de amigos. Enquanto uns se revoltam, outros afastam-se da realidade, procurando aconchego num mundo virtual.
trailer

3ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português

8/04/2024 – 19H00 – Auditório do Ep1 ESAD.CR

“By Flávio”, Pedro Cabeleira • 2022 • FIC • Portugal/França • 27′

Sinopse
Márcia gostaria de ser influencer no Instagram, mas também de sair com o rapper Da Reel Chullz. No meio está um pequeno entrave, o seu filho Flávio.
Biografia
Pedro Cabeleira nasceu no Entroncamento, em 1992. Depois de concluir a licenciatura em Realização na Escola Superior de Teatro e Lisboa, começou a filmar a sua primeira longa-metragem, sem orçamento e com jovens atores e uma jovem equipa que conheceu na escola de cinema.
Filmado ao longo de um ano e com uma longa pós-produção que durou três anos, Damned Sumer estreou em Locarno em 2017 (Menção Especial do Júri). O filme foi selecionado para diversos festivais internacionais.
Em 2018, realizou a curta-metragem Filomena encomendada pela Triennale de Arquitectura de Lisboa, para integrar a exposição Lisbon Acts, tendo estreado no IndieLisboa 2019.
By Flávio, a sua mais recente curta-metragem, filmada em Torres Novas, terá estreia na Berlinale 2022. Pedro Cabeleira está atualmente a desenvolver a sua segunda longa-metragem, Entroncamento, a ser filmada na sua terra natal.

4ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português em contexto 25 de ABRIL

25/04/2024 – 21H00 – Feira 25 de Abril – Estacionamento da Gracal, Caldas da Rainha
FEIRA 25 DE ABRIL
CINEMA AO AR LIVRE

“Direito à Memória”, Ruben Sevivas • 2019 • DOC • Portugal • 9’

Sinopse
No dia 22 de maio de 1958, o General Humberto Delgado proferiu o célebre discurso com que encerrou o comício de Chaves, no antigo Cine Parque. Foi aqui que o seu único registo de voz da campanha eleitoral ficou gravado. A PIDE destruiu todos os outros registos. A gravação sobreviveu por ter sido enterrada num quintal durante vários anos. A gravação resistiu ao tempo, o Cine Parque não…
trailer

5ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português em parceria com o Caldas em Marcha

8/05/2024 – 16H30 – Auditório do Ep1 ESAD.CR
30 ANOS ESAD.CR

“Um Caroço de Abacate”, Ary Zara • 2022 • FIC • Portugal • 20’

Sinopse
Larissa, uma mulher trans e Cláudio, um homem cis encontram-se numa noite em Lisboa. São duas pessoas com realidades díspares que até ao amanhecer fazem a sua troca de mundos numa dança cativante que os desafia. Uma história de empoderamento, livre de violência para nos despertar dias melhores.
trailer

6ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português

20/05/2024 – 19H00 – Auditório do Ep1 ESAD.CR

“Os Monstros só Saem à Noite”, João Pedro Ferreira • 2019 • FIC • Portugal • 15’

Sinopse
Guilherme cuida do seu avô há mais tempo do que se lembra. Quando o seu estado de saúde se agrava, terá que arranjar soluções o mais rápido possível.