Arquivo

ESAD.CR

Cineclube das Caldas da Rainha

5º Ciclo

O Cineclube das Caldas da Rainha abre as suas portas a todos os interessados em cinema da cidade. Com foco em cinema autoral jovem, este cineclube visa promover a acessibilidade à sétima arte e a promoção do cinema português, através de sessões de cinema quinzenais com a participação dos realizadores, deixando fluir uma entrevista, em tom de conversa, no fim de cada sessão.
As sessões decorrem no Auditório EP1 da ESAD.cr, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, mas este projeto não limita esta arte às salas de cinema, levando as suas sessões até cafés, coletivos e até espaços abertos. Nas sessões, todos são bem-vindos a participar, intervir com perguntas, fomentando o interesse e a curiosidade.
Para além de apresentar sessões quinzenais, o Cineclube também prepara exercícios que incentivam ao uso da criatividade e do trabalho em equipa, sempre com o foco de criar e explorar novos meios de expressão e ainda tem mais eventos e atividades planeadas para acontecer ao longo deste ano.
Neste momento, a equipa do cineclube está a trabalhar para tornar todos os seus projetos atuais e futuros acessíveis a toda a comunidade, contando com o seu apoio nesse caminho que está a ser traçado.

Contactos:

e-mail: cineclubedascaldasdarainha@gmail.com

instagram: @cineclubecr

PROGRAMA

(ENTRADA LIVRE)


1ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português

11/03/2024 – 19H00 – Auditório do Ep1 ESAD.CR

“Silêncios”, Cézar Pedro • 2022 • DOC/EXP • Angola/Portugal • 25′

Sinopse
Uíge, Angola. No interior de um seminário católico português, diferentes formas de silêncio são experimentadas. Um lugar habitado por múltiplas sonoridades e imagens que vagueiam da natureza e meditação até impressões coloniais.
trailer
https://www.youtube.com/watch?v=AgufU135eTo
Biografia
Realizador e montador desde 2009 quando se estreou com o filme “Conferência” vencedor do prémio Jovens Criadores. Licenciado da ESMAE, tem trabalho realizado sobretudo na área do cinema documental, experimental, música e teatro. Participou nas Capitais Europeias da Cultura Vilnius e Guimarães com documentários da sua autoria e foi finalista do programa Inov- Art em Moçambique onde produziu e realizou a sua primeira longa-metragem documental “Casa Velha”. É professor em departamentos de Cinema e Multimédia de diversas instituições e encontra-se neste momento a finalizar o mestrado Imagem em Movimento na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa com a curta-metragem “Silêncios”.


2ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português em parceria com o Cineclube do Indie Lisboa

18/03/2024 – 16H30 – Auditório do Ep1 ESAD.CR

“Morte em Agosto”, Bruno Abib • 2023 • FIC • Portugal • 16’

Sinopse
Um acontecimento traumático leva a diferentes formas de reagir entre os membros de um grupo de amigos. Enquanto uns se revoltam, outros afastam-se da realidade, procurando aconchego num mundo virtual.
trailer
https://www.youtube.com/watch?v=LUc4a6zEauU


3ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português

8/04/2024 – 19H00 – Auditório do Ep1 ESAD.CR

“By Flávio”, Pedro Cabeleira • 2022 • FIC • Portugal/França • 27′

Sinopse
Márcia gostaria de ser influencer no Instagram, mas também de sair com o rapper Da Reel Chullz. No meio está um pequeno entrave, o seu filho Flávio.
trailer
https://www.youtube.com/watch?v=2ycu7_VKlX4
Biografia
Pedro Cabeleira nasceu no Entroncamento, em 1992. Depois de concluir a licenciatura em Realização na Escola Superior de Teatro e Lisboa, começou a filmar a sua primeira longa-metragem, sem orçamento e com jovens atores e uma jovem equipa que conheceu na escola de cinema.
Filmado ao longo de um ano e com uma longa pós-produção que durou três anos, Damned Sumer estreou em Locarno em 2017 (Menção Especial do Júri). O filme foi selecionado para diversos festivais internacionais.
Em 2018, realizou a curta-metragem Filomena encomendada pela Triennale de Arquitectura de Lisboa, para integrar a exposição Lisbon Acts, tendo estreado no IndieLisboa 2019.
By Flávio, a sua mais recente curta-metragem, filmada em Torres Novas, terá estreia na Berlinale 2022. Pedro Cabeleira está atualmente a desenvolver a sua segunda longa-metragem, Entroncamento, a ser filmada na sua terra natal.


4ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português em contexto 25 de ABRIL

25/04/2024 – 21H00 – Feira 25 de Abril – Estacionamento da Gracal, Caldas da Rainha
FEIRA 25 DE ABRIL
CINEMA AO AR LIVRE

“Direito à Memória”, Ruben Sevivas • 2019 • DOC • Portugal • 9’

Sinopse
No dia 22 de maio de 1958, o General Humberto Delgado proferiu o célebre discurso com que encerrou o comício de Chaves, no antigo Cine Parque. Foi aqui que o seu único registo de voz da campanha eleitoral ficou gravado. A PIDE destruiu todos os outros registos. A gravação sobreviveu por ter sido enterrada num quintal durante vários anos. A gravação resistiu ao tempo, o Cine Parque não…
trailer
https://www.youtube.com/watch?v=35GLKLFlC9E


5ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português em parceria com o Caldas em Marcha

8/05/2024 – 16H30 – Auditório do Ep1 ESAD.CR
30 ANOS ESAD.CR

“Um Caroço de Abacate”, Ary Zara • 2022 • FIC • Portugal • 20’

Sinopse
Larissa, uma mulher trans e Cláudio, um homem cis encontram-se numa noite em Lisboa. São duas pessoas com realidades díspares que até ao amanhecer fazem a sua troca de mundos numa dança cativante que os desafia. Uma história de empoderamento, livre de violência para nos despertar dias melhores.
trailer
https://www.youtube.com/watch?v=VCDvnTK5BwQ


6ª Sessão do 5º Ciclo do Cineclube das Caldas da Rainha, inserido no programa de Cinema Jovem Português

20/05/2024 – 19H00 – Auditório do Ep1 ESAD.CR

“Os Monstros só Saem à Noite”, João Pedro Ferreira • 2019 • FIC • Portugal • 15’

Sinopse
Guilherme cuida do seu avô há mais tempo do que se lembra. Quando o seu estado de saúde se agrava, terá que arranjar soluções o mais rápido possível.
trailer
https://www.youtube.com/watch?v=5AAv0LygzbE