ESAD.CR

FESTIVAL
18 A 21 DE MARÇO DE 2024
ESAD.CR

Está a chegar mais uma edição do Festival Ofélia – Teatro e Artes Performativas, dinamizado por estudantes do 2.º ano da licenciatura em Teatro, da ESAD.CR, este ano sob o mote ‘Despe-te’. Durante o festival, que acontece entre os dias 18 e 21 de março, o público terá a oportunidade de ver uma diversidade de exercícios teatrais, criados pelos participantes, estudantes da escola e convidados de outras escolas de todo o país, de cursos similares.

Além das apresentações, estão também previstos workshops, palestras e debates, que procuram proporcionar um ambiente de aprendizagem e troca de experiências entre todos os que se juntarem à iniciativa.

Na 13.ª edição do festival procura-se uma experiência de desconstrução da ideia convencional de teatro, encorajando os artistas a despirem-se das suas camadas sociais e a transformarem a sociedade e a arte, através de performances inovadoras e criativas, sem preconceitos, apelando ao ‘nu e cru’ da expressão artística.

“Este não é um convite superficial ao nu físico, mas sim uma chamada ousada à desconstrução da sociedade, à transformação das ideias preconcebidas e à revelação das camadas mais íntimas da existência. É feito um convite para despir as convenções e mergulhar nas águas profundas da expressão crua. Despir a sociedade torna-se uma metáfora para despir o preconceito, deixando à mostra as verdades desconfortáveis que muitas vezes escondemos sob camadas de convenções sociais. Este festival não é apenas um evento, mas uma celebração da arte como agente de mudança, uma experiência onde o teatro deixa de ser um mero espetáculo e se torna uma jornada coletiva de autoconhecimento”, refere a organização da 13.ª edição.

Este ano, uma vez mais, os estudantes procuram abrir possibilidades de participação de diversas pessoas, de diferentes escolas e da comunidade alargada, tanto da ESAD.CR como da cidade de Caldas da Rainha.