Arquivo

ESAD.CR

figure-figure, ground-ground

CADA

WORKSHOP
18 DE MARÇO DE 2024, 14:30H – 17:30H
19 DE MARÇO DE 2024, 10H – 13H / 14:30H – 17:30H
SALAS 49 E 54 DO EP1

Um organismo ‘é’ a sua própria forma particular de ver a realidade. Enquanto a realidade existe, a forma como o mundo aparece a qualquer organismo é incompleta. A fim de se reproduzir e sobreviver, os organismos desenvolveram a capacidade de incluir o que é de importância biológica e de mascarar o que é irrelevante. Para isso, os organismos desenham habilmente limites em torno do foco da sua contemplação. Distinguem o saliente e os aspectos do mundo que motivam a ação, enquanto tudo o resto é ignorado, esquecido ou arquivado sob o tédio. Assim, a um nível fundamental, os seres humanos e outras espécies dividem o mundo em duas partes: figura e fundo (figure-ground), uma distinção que estrutura a forma como todos os seres experimentam os seus mundos.

Este workshop reconsidera a percepção humana da figura e do fundo. Para inspiração, exploraremos em conjunto obras de arte que captam as ambiguidades da situação fundo-fundo e cenários que brincam com a figura-figura; mas não estaremos a tratar ilusões ópticas ou teorias da Gestalt. Os participantes conceberão estratégias artísticas inovadoras para o seu trabalho de estúdio individual – de dentro para fora e de fora para dentro.

A lógica por detrás deste workshop foi desenvolvida de acordo com a peça do CADA ‘ground-ground’ que entende a realidade como um todo integral. Introduz a ideia de que a cognição humana, tal como a cognição animal em geral, é profundamente ecológica. O workshop também procura lembrar os participantes que um sentido de reciprocidade pode ser partilhado entre o espectador e o criador de uma obra de arte em termos de experiência – e neste contexto, entre os participantes.

O CADA é um grupo artístico que utiliza uma variedade de meios para ativar um espaço para a experiência. O seu trabalho é lúdico, muitas vezes abstrato, e frequentemente inspirado por aquilo que na vida quotidiana e em ambientes não humanos pode ser inferido através de padrões e aquilo que, de outra forma, é incomputável. A abordagem do grupo é colaborativa e experimental. Organiza também Human Entities, um programa anual de conversas públicas centrado na mudança tecnológica e nos seus impactos, e workshops e residências para examinar narrativas de computação e alargar a participação nos novos media. Criado em Lisboa em 2007 por Sofia Oliveira e Jared Hawkey, a CADA já expôs pela Europa e no Brasil.

http://www.cada1.net


Inscrições:

antonio.gomes@ipleiria.pt