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ESAD.CR
© Joana Escoval, 2022

ARTES SONORAS
Notas para o estudo da natureza: Ritos de escuta

Nuno da Luz

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DO MESTRADO EM ARTES DO SOM E DA IMAGEM_ESAD.CR EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL OSSO_3ª EDIÇÃO_2024
15 – 19 DE ABRIL DE 2024
INSTALAÇÕES DA OSSO, ALDEIA DE S. GREGÓRIO, CALDAS DA RAINHA

Oficina para partilha de metodologias que visam a descentralização do espaço entre os dois ouvidos. Focado inteiramente numa prática de escuta atenta, este curto espaço de tempo – um período de cinco dias – será reservado a fazer descer a audição da cabeça até aos pés, ou situando-a na ponta dos dedos, percorrendo o corpo enquanto matéria vibrátil, lugar de encontro de ressonâncias internas e externas. Mediante uma série de exercícios de atenção e práticas de improvisação coletivas, iremos estudar não a suposta “Natureza” (com N maiúsculo) da dicotomia e separação clássicas Natureza/Cultura, mas desviar, via pedagogia sónica, em direção a uma naturezacultura da qual somos convidadxs a tomar parte via rituais de introdução, atenção e responsabilidade mútuas.

NUNO DA LUZ (Lisboa, 1984). Artista e publicador cujo trabalho cirscunscreve o aural e o visual visual sob a forma de instalações, performances e material impresso. A sua prática ondula entre as ecologias do ruído, a escuta atenta, e a fabricação de livros (através do coletivo editorial ATLAS, em colaboração com o artista Gonçalo Sena). Atualmente, está a desenvolver um projeto de pesquisa doutoral em artes sonoras na Escola das Artes UCP Porto, intitulado “Echologies of Noise”, e que lida com formas mais-que-humanas de criação de mundos sonoros. Em 2015, completou o Mestrado Experimentation in Arts and Politics, fundado pelo filósofo Bruno Latour, em Sciences Po Paris, e co-fundou o coletivo indisciplinar COYOTE – que assume a interseccionalidade como método e tema, cruzando formas conceptuais e experimentais (em colaboração com Tristan Bera, Elida Høeg, Clémence Seurat e Ana Vaz). Desde 2014, tem desenvolvido a série de performances “com Ressonância Assistida”, na qual utiliza as ressonâncias e som envolvente de cada espaço em conjunto com instrumentos tocados ao vivo, com apresentações passadas na Appleton [Box] (Lisboa), Matadero (Madrid), CentroCentro (Madrid), Centro Botín (Santander), Flux Factory (Nova Iorque), e ZK/U (Berlim), entre outros espaços. Os seus projetos mais recentes incluem as exposições individuais “Heart of Sky Centro do Vento” (gnration, Braga, 2021), e “Transverberation” (Galeria Vera Cortês, Lisbon, 2019); as exposições coletivas “Feral Ballads” (Cité Internationale des arts, Paris, 2024), e Biennale Ghërdeina ∞ Persones Persons (Ortisei, 2022); a monografia “Poetry as an echological survival (Lisboa/Porto: Documenta/UCEditora, 2022), e o disco duplo “Beasts of Gravity”, em colaboração com a artista Joana Escoval (Londres: The Vinyl Factory, 2019).



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