ESAD.CR

Financiamento europeu para os projectos culturais e artísticos: como, quando, onde e porquê?

Sara Machado

AULA ABERTA
15 DE ABRIL DE 2024, 18H
SALA 34 DO EP1

Como obter financiamento para um projecto cultural e artístico é uma pergunta bastante comum (e permanente) deste sector. Mas não tem que ser “o elefante da sala”.
Esta sessão irá mapear as principais linhas de financiamento no âmbito europeu e fornecerá dicas práticas sobre como redigir uma candidatura ao programa Europa Criativa.
É especialmente dirigida a quem procura internacionalizar o seu trabalho e/ou esteja receptivo em projectos em colaboração transnacional.

Sara Machado (1984), gestora cultural, é licenciada em Ciência da Informação pela Universidade do Porto e com mestrado em Gestão Cultural na Universidade Carlos III de Madrid. O seu percurso profissional tem vindo a ser construído em diferentes organizações e países: Festival Escena Contemporánea e Ministério da Cultura [ES], European Cultural Foundation [NL], Pearle* Live Performance Europe [BE] e EIRA / CUMPLICIDADES – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa [PT]. Foi bolseira do ISPA – International Society for the Performing Arts [USA], do Tandem Shaml [DE], da ASEF – Asia Europe Foundation “Mobility First” [SG] e do Producers Academy [BE].
Actualmente é responsável pela Vertente Cultura e News Media no Centro de Informação Europa Criativa, estrutura que representa em Portugal o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos sectores cultural e criativo.